Serviços

Por que você não deve se exercitar ao ar livre durante o isolamento

Genilson Coutinho,
10/04/2020 | 17h04

Globo Esporte

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam manter uma distância de dois metros de outras pessoas durante o período de isolamento ou distanciamento social para evitar o contágio por gotículas que contenham coronavírus, causador da Covid-19. Mas um estudo feito em parceria por engenheiros belgas e holandeses da Eindhoven University of Technology e outras instituições concluiu que esse cálculo só vale para corpos parados. Quando em movimento, a distância necessária é bem maior: pelo menos quatro ou cinco metros em simples caminhadas, dez metros em corridas e pedaladas em ritmo moderado e simplesmente 20 metros em corridas e pedaladas em ritmo intenso.

A conclusão foi feita após a análise aerodinâmica de simulações do curso das gotículas de saliva quando dispersadas por um corpo em movimento, juntamente com o cálculo do tempo de aproximação de outra pessoa também em movimento. A distância deve ser maior para que não se ande, corra ou pedale diretamente para dentro do fluxo das gotículas contaminadas. Para o médico infectologista Leonardo Weissmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e assessor da diretoria da Sociedade Brasileira de Infectologia, esse estudo só reforça a recomendação de se exercitar em casa, não na rua, até o período crítico passar.


 Estamos vivendo uma pandemia por uma doença causada por um vírus novo. Muito está sendo descoberto agora. Mesmo nós, infectologistas, estamos aprendendo todos os dias sobre o seu comportamento. O estudo reforça os conceitos da necessidade do distanciamento físico e o risco de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) – comenta o médico, que ressalta: – Se puder evitar e não sair de casa, melhor. Infelizmente, há muita gente desrespeitando o distanciamento físico. Imagine se milhares de pessoas tiverem a mesma ideia de se exercitar ao ar livre… Vira aglomeração e você não consegue fazer este distanciamento. Por isso, o ideal é permanecer em casa.

Distância segura entre duas pessoas para evitar contaminação por coronavírus:

  • Parados – 2 metros
  • Caminhando – 4 a 5 metros
  • Correndo ou pedalando em ritmo moderado – 10 metros
  • Correndo ou pedalando em ritmo intenso – 20 metros
Quando em movimento, a distância necessária entre duas pessoas é maior do que os dois metros recomendados, para que não se ande ou corra diretamente para dentro do fluxo das gotículas contaminadas pelo coronavírus — Foto: Reprodução da pesquisa