Comportamento

Por que lutar pelas causas LGBTQIA+?

Genilson Coutinho,
28/06/2021 | 15h06

Hoje, 28 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A MCM Brand Experience luta para promover a diversidade e inclusão social e combater o preconceito.

Recentemente, a MCM lançou o Guia de Linguagem Inclusiva, com o objetivo de conscientizar a equipe na produção de conteúdo de todos os projetos, assim como oferecer um material educativo para a sociedade. Os termos utilizados no guia da agência refletem as diversas identidades e experiências da sociedade brasileira recente.

POR QUE LUTAR PELAS CAUSAS LGBTQIA+?

Um dos pilares da MCM Brand Experience é promover a diversidade e inclusão

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que a cada uma hora uma pessoa LGBTQIA+ é agredida no Brasil

São Paulo, junho de 2021 – Em todo o mundo, o mês de junho é dedicado ao Orgulho LGBTQIA+, a sigla engloba pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuais e demais possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual. Um dos pilares da MCM Brand Experience , agência de comunicação e marketing, é promover a diversidade e inclusão na organização e na sociedade.

A agência é signatária e apoiadora do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ desde 2016, assumindo os 10 compromissos para a promoção dos Direitos Humanos. Além disso, Mônica Schimenes, CEO da MCM, atua como membro do comitê de presidentes. Em 2020, a agência foi responsável pela realização do evento online ‘Roda da Diversidade’, com a participação de mais de 1.765 pessoas e 9 mil visualizações. “É essencial que as empresas lutem pela diversidade e inclusão. Atualmente, podemos observar que os abismos da desigualdade são evidentes, mas com a tecnologia essa diferença está ficando cada vez mais intolerável, devido ao crescente grau de transparência que devemos ter com a sociedade”, comenta Schimenes.

Uma pesquisa com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que a cada uma hora uma pessoa LGBTQIA+ é agredida no Brasil. O levantamento foi realizado, neste ano, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), secretarias de Atenção Primária em Saúde e de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). As instituições analisaram o período de 2015 a 2017, e constatou-se que houve 24.564 notificações de violências contra essa população neste intervalo de tempo.

Durante as produções da MCM Brand Experience, a seleção de pessoas de diversas faixas etárias, orientação sexual e gênero é uma conduta sempre praticada pela agência. Assim sendo uma das formas de combater o preconceito e gerar a inclusão social.

Recentemente, a MCM lançou o Guia de Linguagem Inclusiva, com o objetivo de conscientizar a equipe na produção de conteúdo de todos os projetos, assim como oferecer um material educativo para a sociedade. Os termos utilizados no guia da agência refletem as diversas identidades e experiências da sociedade brasileira recente. No manual estão inclusos termos para gravidez, pessoas com deficiência, orientação sexual, cor, etnia, inclusão social e etarismo. “Ainda precisamos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. A futura geração já está crescendo com mais consciência sobre esses princípios, mas precisamos continuar nos movimentando para o bem da humanidade”, enfatiza Schimenes.

Sobre a MCM Brand Experience

A MCM Brand Experience é uma empresa que comunica diversidade, inclusão e sustentabilidade de seus clientes na prática, sendo uma agência de marketing e comunicação integrada. Há 23 anos, fundada por Mônica Schimenes, abraça o desafio da pluralidade de ideias e de pessoas no cotidiano. Possuem o selo Lado B, com os compromissos de sustentabilidade, equidade nos recursos humanos, comunicação acessível e inclusiva e rede de negócios sociais. Nesses anos de história, a MCM atende mais de 200 marcas, dentre elas: BASF, IBM, Suvinil, Google, ClearSale, STAEDTLER, Vedacit, Dell, entre outros.