Comportamento

Social

População LGBTQIA+ de Salvador recebe máscaras de proteção facial

Genilson Coutinho,
26/06/2020 | 16h06

Cerca de mil pessoas LGBTQIA+ foram contempladas, nesta quinta-feira (25), com a entrega de máscaras artesanais de proteção facial. A iniciativa é do Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento (SJDHDS), e visa reforçar as ações do Estado no combate a propagação da Covid-19.
As entregas foram feitas no Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD), equipamento gerido pela SJDHDS, com sede no Casarão da Diversidade, e na instituição Bumbá – Escola de Formação Artística, espaço de formação cultural e social em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ de Salvador. 
“A distribuição das máscaras contribui para que a gente fortaleça, junto as entidades, a prática de cuidado com a comunidade LGBTQIA+, promovendo, sobretudo, ações de prevenção ao coronavírus, ao bem-estar social e de saúde, entre outras garantias”, declarou Gabriel Teixeira, coordenado de Políticas LGBT da SJDHDS. 
“As pessoas LGBTQIA+, que também são sujeitos em vulnerabilidade social, e que muitas vezes não conseguem ter acesso as políticas públicas e seus direitos, estão  tendo agora esse apoio fundamental para garantir o acesso a assistência, através das distribuições de máscaras e cestas básicas. Tudo isso com vistas a preservar a vida de cada um deles”, disse Eugênio Lima, coordenador da Bumbá e pessoa LGBT. 
As máscaras são fruto de parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que doou 2 mil máscaras para que a SJDHDS reforce ações de proteção voltadas para comunidades em vulnerabilidade social. Na próxima semana, mais mil mascaras serão entregues para beneficiários do Programa Corra Pro Abraço.