PÓLVORA E POESIA FAZ CURTA TEMPORADA EM MAIO

Sem categoria
27 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

O grande indicado à premiação do Braskem 2010 faz 3a temporada em Salvador. Sob direção de Fernando Guerreiro, adaptação do premiado texto do escritor e novelista Alcides Nogueira, o espetáculo será apresentado durante o mês de maio de 2011.

Depois de 2 temporadas contínuas de sucesso em Salvador, o espetáculo Pólvora e Poesia informa suas próximas apresentações: de 6 a 29 de maio, no Espaço Cultural Barroquinha, o público poderá conferir o confronto entre razão e paixão, a vida desregrada de Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, dois poetas transformadores de seu tempo, que marcaram o mundo com suas histórias de amor tempestuoso e intenso. Suas vidas, escritos, conflitos e sentimentos são retratadas nesta montagem dirigida por Fernando Guerreiro, a partir do texto premiado com o Shell de Melhor Espetáculo de 2001, de autoria de Alcides Nogueira.

 

 


O espetáculo

Encenada pelos atores Talis Castro (Athut Rimbaud) e Caio Rodrigo (Paul Verlaine) Pólvora e Poesia retrata um período da vida de dois dos maiores poetas de todos os tempos, os quais, conectados pela arte e pela carne, se atraem e se afastam. Inicialmente, Rimbaud, jovem e desconhecido poeta, e Verlaine, artista renomado, travam impressões pessoais através das cartas. Entusiasmado com os versos do prodígio poeta, Verlaine convida Rimbaud para morar em Paris, juntamente com sua mulher, Mathilde, que espera o primeiro filho do casal.

E assim se estabelece uma grande cumplicidade entre os artistas, que, os poucos, se transforma em algo muito maior: a intensa paixão que explode entre eles. Dividido entre seu casamento, um filho prestes a nascer e o mundo totalmente novo que Rimbaud lhe apresenta, Verlaine atravessa profundas crises para não se entregar totalmente a este amor.

Envoltos na melhor poesia que se produziu no século XIX, e que influenciou diretamente toda a produção literária até os dias atuais, a montagem vai além das biografias e fatos que ocorreram durante 2 anos de vida em comum de Rimbaud e Verlaine. Mesclando a história aos poemas de ambos, a peça traça um paralelo entre a vida e a obra poética deles, mostrando como um influenciou diretamente a escrita do outro.

Fernando Guerreiro, diretor de Pólvora e Poesia

Aos 33 anos de carreira, Fernando Guerreiro possui em seu currículo obras de grandes autores, tais como Nelson Rodrigues – premiado por Boca de Ouro -, Dias Gomes, Albert Camus – premiado por Calígula – e Garcia Llorca.

Dono de firmeza profissional, mas dotado de muita sensibilidade, Guerreiro explora a violência emocional mesclada ao lirismo que transborda dos discursos travados entre Rimbaud e Verlaine. Sobre este espetáculo, declarou entusiasmado: “É diferente de tudo o que venho fazendo nos últimos 10  anos. Pólvora e Poesia é dramático, poético e lírico. Gosto de ir às sessões para ver as reações das pessoas, que são as mais diversas, mas sempre muito fortes”.

Ficha técnica:

texto: Alcides Nogueira

elenco: Talis Castro e Caio Rodrigo

direção geral: Fernando Guerreiro

assistente de direção e preparação de elenco: Hilda Nascimento

produção: Xanda Fontes

direção musical e guitar man: Juracy do Amor

trilha sonora para VT: Raiden Coelho

iluminação: Irma Vidal

operador de som e luz: Ed Pool

cenário: Rodrigo Frota

figurino: Hamilton Lima

costureira: Salvelina Pacheco da Silva

cabelo e maquiagem: Deo Carvalho

fotos: Maira Lins

vídeos: Kamikazes Filmes [Tiago Lins]

ass de comunicação: Comunika Press [Aleksandra Pinheiro]

realização: Hiperativa Comunicação e Cultura

SERVIÇO:

Pólvora e Poesia – 3a temporada em Salvador

Onde: Espaço Cultural Barroquinha [Igreja N S da Barroquinha – Pça Castro Alves, s/n, Barroquinha. Acesso pela lateral do Espaço Unibanco. Informações: 71 9966-0094]

Quando: de 6 a 29 de maio de 2011

Horário: sextas e sábados, 20h; domingo, às 19h

Quanto: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada) [à venda no local. Bilheteria funciona às sextas, sábados e domingos, a partir das 16h. Pagamentos só em dinheiro, ñ aceitamos cartões nem cheques]

Saiba mais em: www.polvoraepoesia.com.br
Informações à imprensa:

Aleksandra Pinheiro | 71 9121-5359

alepinheiro@comunikapress.com.br

Comunika Press (71) 3497-5000