Pioneiro da arte-educação no Brasil, Ilo Krugli participa de seminário do II Festival do CRIA

Sem categoria
11 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

Um dos pioneiros da arte-educação no Brasil, o argentino naturalizado brasileiro Ilo Krugli é um dos convidados do seminário “Arte-educação em rodas de conversa”, que acontece no dia 16 de novembro, das 9h às 18h, na Faculdade de Medicina da Bahia (Pelourinho).  Diretor, ator, artista plástico e escritor, ele é o fundador do Ventoforte, um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil.

Com participação gratuita, o seminário faz parte da programação do II Festival de arte-educação “A cidade CRIA Cenários de Cidadania”, realizado pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) em parceria com o Vivo EnCena, programa cultural da Vivo para as artes cênicas. O festival tem início dia 11 de novembro com a programação artística, que segue até o dia 15 também com acesso gratuito.

Nascido em Buenos Aires em 1930, Ilo mudou-se para o Brasil em 1960 e naturalizou-se brasileiro no ano seguinte. Em 1963, Krugli já ministrava cursos para professores e pessoas interessadas na arte da animação corporal. Ele lecionou no Conservatório Brasileiro de Música do Brasil (RJ); na Escolinha de Arte do Brasil, também no Rio, pioneira do movimento de arte-educação no país; e dirigiu o Centro de Arte e Criatividade Infanto-Juvenil da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

Sua produção “Histórias de Lenços e Ventos”, de 1974, foi considerada pela crítica um divisor de águas no teatro infanto-juvenil. A proposta era inovadora, pois não havia divisão entre palco e plateia, permitindo que todos participassem ativamente do espetáculo. Em sua trajetória, o artista já apresentou mais de 30 espetáculos e arrebatou prêmios como o Mambembe, Associação Paulista de Críticos de Arte, Molière, e dois Prêmios Shell.

Participando do festival pela segunda vez, no ano passado ele apresentou o espetáculo “O rio que vem de longe” na abertura do evento, nesta edição Ilo irá participar do diálogo sobre “Arte e educação”, que acontece entre 14h e 16h30, dentro da programação do seminário. Contando que em 2010 a experiência foi “muito bonita, interessante, com pessoas de vários espaços, como os índios pataxós”, Ilo revela a grande expectativa com esta edição, pois “gosta muito de se escutar”, o que só consegue quando está diante de outras pessoas.

Os interessados em participar do seminário poderão se inscrever nos estandes espalhados pelos espaços da programação (praças do Pelourinho, Oficina de Investigação Musical, Teatro do Sesc/Senac e Teatro do Solar Boa Vista) ou pelo telefone: (71) 3322-1334. O auditório tem capacidade para 200 pessoas.

Confira programação completa no site 

 Vídeo Ilo Krugli fala sobre seu trabalho no Seminário Cultura Infância de 2010