Pesquisadores da UFBA participam de seminário Sobre gênero na UFRN

Sem categoria
30 de julho de 2013
por Genilson Coutinho

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, integrantes do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), da Universidade Federal da Bahia, vão ocupar o I Seminário Internacional Desfazendo Gênero, realizado pelo Núcleo Tirésias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenado por Berenice Bento.

Os coordenadores do CUS vão estar presentes em duas mesas redondas. Leandro Colling, na mesa com o tema “Sempre fomos queer? A construção do campo de estudos dos gêneros e sexualidades no Brasil” e Djalma Thürler, na mesa sobre “A politização dos abjetos: subjetividades queer”.

Gilmaro Nogueira coordenará o grupo de trabalho “Queerificar a(s) teoria(s) queer: para além das performances identitárias homossexuais” e Rafael Aragão o “Masculinidades em cena: múltiplas formas de ser homem”.

Ao todo, serão apresentados nove artigos de pessoas (da graduação, mestrado e doutorado) que integram o CUS. Na mesa sobre educação, Carla Freitas e Fabio Fernandes, juntos, apresentarão o trabalho A manutenção da heterossexualidade como natural – estudo de caso em uma escola de Salvador. Carla ainda apresentaráo texto 1º. Encontro de Homens Trans do Norte e Nordeste – da invisibilidade ao primeiro encontro, e Fábio o texto Por uma descolonização da escrita: rotas, caminhos e fluxos de um pesquisador-narrado, ambos na mesa sobre políticas de gênero e sexualidade.

David Souza apresentará o artigo A fechação como instrumento de combate à homofobia, na mesa sobre políticas da masculinidade. A mestranda Viviane v. apresentará seu artigo Explorando momentos de gêneros inconformes – esboços autoetnográficos no grupo de trabalhos sobre processos políticos e outras/novas subjetividades. Nessa mesma mesa, ainda teremos Adriano Cysneiros que, junto com Djalma Thürler, são autores do artigo O armário que virou palco: enxergando os Dzi Croquettes pelo olhar dos estudos pós-coloniais.

Tiago Sant´Ana apresentará o Ensaio sobre a potência política trans nas tirinhas de Laerte, na mesa de artes. A doutoranda Denise Bastos é uma das autoras do artigo Formação em gênero e sexualidades na Secretaria de Educação do Estado da Bahia – impressões iniciais.