Pesquisadora lança livro sobre o poliamo nesta quinta-feira (7), em Salvador

Comportamento, Social
7 de abril de 2016
por Genilson Coutinho

Mônica Barbosa/Foto: Margarida Neide /A Trade

“Poliamor e Relações Livres: do amor à militância contra a monogamia compulsória” (Editora Multifoco – 164 páginas – Selo Plural), livro de Mônica Barbosa, discute o papel privilegiado que a monogamia tomou nas relações amorosas e sexuais. No dia 07/04, a partir das 18h, na Boto-cor-de-rosa livros, arte e café, na Barra, acontece o lançamento do livro e um bate papo com a autora.

Integrante do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade – CUS/UFBa, Mônica Barbosa discute o papel privilegiado que a monogamia tomou nas relações amorosas e sexuais no seu livro de estreia: “Poliamor e Relações Livres: do amor à militância contra a monogamia compulsória”. Mais um lançamento do livro acontece no dia 07/04 (quinta-feira), a partir das 18h, na Boto-cor-de-rosa livros, arte e café, na Barra.

“Temos a proposta de ter livros que tratam de questões contemporâneas e uma curadoria pra cuidar dessa seleção. O lançamento do livro de Mônica vem ao encontro de nossa proposta e faz parte de uma série de lançamentos que vamos realizar esse ano”, explica a inglesa Sarah Rebecca Kersley, tradutora e coordenadora da Boto-cor-de-rosa.

Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Faculdade de Administração da UFBa, Mônica Barbosa transformou sua dissertação de mestrado em um livro, a partir do convite da Editora Multifoco. “Meu trabalho questiona o pressuposto de que o amor verdadeiro é monogâmico e discute a imposição social que sofremos para sermos monogâmicos. Isto está ligado a uma política de desenvolvimento que opera para normalizar corpos e comportamentos e se ampara em uma série de instituições, como o casamento e a família, regidos pelo princípio da monogamia”, defende a autora.

Para questionar o “regime de verdade do amor monogâmico”, a autora faz uma análise dos discursos que sustentam a monogamia, para além do campo amoroso, e dos movimentos Poliamor e Rede Relações Livres, que militam pelo direito das pessoas terem relacionamentos afetivos e sexuais múltiplos e consensuais.

“Por meio de ações políticas e sociais, estes movimentos buscam dar visibilidade as suas práticas, oferecer apoio às pessoas que têm ou querem ter relacionamentos não-monogâmicos consensuais, combater o preconceito e fazer avançar no espaço público o debate sobre as alternativas à monogamia”, explica Mônica.

O bate-papo terá a mediação de Leandro Colling, coordenador do CUS, doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas e também orientador da autora no mestrado. “A leitura atenta desta obra pode gerar transformações profundas na maneira como as pessoas compreendem as suas próprias sexualidades e as das demais”, completa Colling.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro: “Poliamor e Relações Livres: do amor à militância contra a monogamia compulsória” (Editora Multifoco – 164 páginas – Selo Plural) – R$ 35 (dinheiro e cartão).

Quando: 07/04 (quinta-feira) a partir das 18h às 20h30

Onde: Boto-cor-de-rosa livros, arte e café – Rua Marques de Caravelas 328, Loja 01, Barra, Salvador, BA (Tel: 71 98647 7489 Telefone fixo: 71 3018 0006)