Pesquisadora lança livro que analisa movimentos contrários à monogamia compulsória

Comportamento, Social
14 de maio de 2015
por Genilson Coutinho

cus
A pesquisadora Mônica Barbosa lança, na próxima quarta-feira (dia 20 de maio), o livro Poliamor e Relações Livres: do amor à militância contra a monogamia compulsória (Editora Multifoco, selo Plural). O lançamento irá ocorrer às 17h30, na Universidade Federal da Bahia, no auditório do Pavilhão de Aulas I, no campus de Ondina. A obra é fruto de uma dissertação defendida no Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social, da Faculdade de Administração da UFBA, e foi orientada pelo professor Leandro Colling, que assina o prefácio do livro (leia texto completo abaixo). No dia do lançamento, que ainda contará com a exibição do documentário Atras dos olhos, o livro custará 36 reais (apenas em dinheiro). Atividade integra o Maio da Diversidade.

No prefácio, Colling escreve um pouco sobre como foi a sua aproximação com a então mestranda e pergunta por que o livro é importante e precisa ser lido, em especial nos dias atuais. E responde: “A leitura atenta desta obra pode gerar transformações profundas na forma com as pessoas compreendem as suas próprias sexualidades e as das demais. Vivemos em uma sociedade que insiste em explicar as nossas sexualidades pela via da patologia, da naturalização, do destino, da genética, de Deus ou alguma outra entidade transcendental. E isso ocorre inclusive entre aquelas pessoas que se consideram ativistas dos direitos sexuais. E neste ponto o trabalho de Mônica é primoroso, ao nos desvendar como a monogamia foi e continua a ser, de forma violenta, imposta sobre todas as pessoas, independente de qual sejam suas orientações sexuais ou identidades de gênero.”

Colling é coordenador do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), do qual Mônica também faz parte. O CUS integra o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da UFBA.

Serviço
O que: exibição de documentário Atras dos Olhos e lançamento de livro Poliamor e Relações Livres: do amor à militância contra a monogamia compulsória.
Quando: Dia 20 de maio (quarta-feira), às 17h30.
Onde: Auditório do Pavilhão de Aulas I, campus de Ondina, UFBA
Entrada grátis