Personagem da novela ‘Amor à Vida’ descobre que tem HIV nos próximos capítulos

Sem categoria
3 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

Duas notícias devem surpreender Inaiá (Raquel Vilar) em cenas que devem acontecer em breve na novela ‘Amor à Vida’. De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal ‘O Globo’, além de descobrir ser portadora do HIV, a enfermeira será informada que tem também um câncer raro.

Isso acontece após Renan (Álamo Facó) perceber que a colega continua com um machucado no pé. Ela explica que o ferimento surgiu novamente em uma área próxima ao outro, mas o médico pede para que ela vá atrás de tratamento. A enfermeira, então, decide procurar ajuda com Joana (Bel Kutner) para que ela localize Amarilys (Danielle Winits), que é dermatologista. A chefe das enfermeiras explica que Amarilys está de licença maternidade e orienta Inaiá a se consultar com Lutero (Ary Fontoura).

Já com o médico, a enfermeira o questiona ansiosa: “O que o senhor acha que é, doutor Lutero? Alguma doença de pele?”. “Inaiá, você tem ficado doente ultimamente?”, pergunta ele. “Ah, eu tenho uma gripe que nunca cura”, explica ela. O cirurgião fica desconfiado e pede para que a enfermeira procure um infectologista. O profissional, por sua vez, percebe algo estranho e pede para que Inaiá faça o exame de sangue para detectar AIDS, o que a deixa intrigada.

Dias depois, a enfermeira retorna ao consultório do infectologista para saber do resultado. O rapaz diz que ela deu pouca importância ao exame. “Mas doutor, eu não tenho o perfil das pessoas que costumam ter HIV. Em geral, pelo que eu sei, são gays. A maioria são gays, não são?”, pergunta a moça. O médico nega a informação e diz que a doença, atualmente, atinge um número expressivo de pessoas e revela que o teste dela deu positivo.
“Você não só tem HIV, como está começando a desenvolver a AIDS. Essa sua ferida no pé é um tipo de câncer raro, que só aparece em pacientes com baixa imunidade. Chama-se Sarcoma de Karposi. Você vai ter que iniciar o tratamento imediatamente”, conta o infectologista, deixando Inaiá desesperada. Para não comprometer a saúde dos pacientes do San Magno, Herbert (José Wilker) pede que a enfermeira fique afastada até que a carga viral dela melhore. Além disso, o médico fala que ela precisa alertar os ex-parceiros sobre o problema. A enfermeira fica com medo de como será a reação de Larte (Pierre Baitelli), mas promete contar ao companheiro.