Pérolas Mistas acontecerá em março no TCA

Música, No Circuito
19 de fevereiro de 2018
por Genilson Coutinho

A batida percussiva dos instrumentos de origem africana aliada à sonoridade clássica da Orquestra de Câmara de Salvador celebra e ressalta a importância da música afro-baiana. Essa é a proposta do concerto Pérolas Mistas, que chega à sua 4ª edição no dia 1º de março (quinta-feira), às 21h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com os solistas Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Ellen Oléria e Larissa Luz, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Realizado pela Candyall Entertainment, o evento conta com patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através das Secretarias da Cultura e da Fazenda.

Em uma união orgânica entre a música erudita e popular, o concerto irá apresentar um repertório rico em canções de blocos afros e clássicos da música negra do mundo para fazer ecoar a musicalidade presente nos terreiros, fortalecendo e demonstrando a relevância da música ancestral da Bahia. Dentre as novidades deste ano, está a canção “Deus Mestiço”, composição de Carlinhos Brown, Walter Blanding e Mateus Aleluia, presente no CD “Semelhantes”, lançado pelo cacique.

“Toda a musicalidade e estética do espetáculo traduzem as origens de um povo miscigenado. São mais de cem músicos e artistas em cena para celebrar a história da Bahia e do Brasil, para diluir fronteiras, aproximar pessoas. Pérolas Mistas é esse religare, é esse reconhecimento da ancestralidade, um espetáculo que, acima de tudo, prima pela nobreza da nossa cultura negra”, destaca Brown, que, além de idealizador do projeto, também assina a direção artística ao lado de Elísio Lopes Júnior.

Para Elísio, esta é uma edição especial do concerto, pois ele finalmente chega ao local para o qual foi concebido. “É a primeira vez que o espetáculo acontece na sala nobre do Teatro Castro Alves e eu acho que ele chega ao seu local mais orgânico, já que todas as sutilezas musicais, poesia e estética apresentadas poderão ser apreciadas com muito mais conforto”, ressalta o diretor criativo. Segundo ele, a construção cênica do espetáculo acontece a partir de uma fábula em que os solistas interpretam quatro personagens caracterizados como reis. “São quatro figuras nobres que passeiam pelas canções sempre numa interpretação muito respeitosa, muito solene, muito nobre. E é essa a nossa proposta, construir um reino no qual a música negra é tratada com nobreza”.

 

SERVIÇO

Pérolas Mistas

Quando: 1 de março (quinta-feira), 21h

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Quanto: 

R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), das filas A a Z11

 

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

 

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

Data: 01/03/2018