Periódicus lança chamada de textos para dois dossiês

Comportamento, Social
15 de outubro de 2019
por Genilson Coutinho

Masculinidades contemporâneas em disputa e Dissidências sexuais e de gênero nas religiões: precisamos mesmo desse tal religare?  Esses são os temas dos dois dossiês que a Revista Periódicus irá publicar em suas edições regulares do ano de 2020. Confira as informações completas de cada dossiê e como enviar a sua proposta.

Masculinidades contemporâneas em disputa

Organizadores: Djalma Thürler (Universidade Federal da Bahia) e Benedito Medrado (Universidade Federal de Pernambuco)

Proposta do dossiê: Este dossiê é um convite para reflexões críticas, baseadas em exercícios de pesquisa, acerca das narrativas contemporâneas e outras produções discursivas sobre modos de subjetivação masculina e repertórios sobre masculinidade, na interface entre estudos feministas, de gêneros e sobre sexualidades. Considerando o momento político atual, em que disputam sentidos antagônicos de masculinidade, pretendemos reunir leituras sobre performances masculinas e masculinidades na vida política, social e cultural no Brasil e na América Latina, em especial a partir de abordagens interdisciplinares e de campos disciplinares diversos.

Da masculinidade hegemônica pensada por Connell, no final do anos 1980, às leituras mais recentes sobre masculinidade tóxica e transmasculinidades, interessa-nos pensar sobre o aparecimento de outras  masculinidades, que desafiam e questionam o binarismo de gênero e apostam em masculinidades híbridas, masculinidades femininas e suas construções em campos e relações de poder: nas relações desiguais de gênero entre de homens e mulheres, cis ou trans, e nas relações dos homens com outros homens. Privilegiaremos leituras ativadas a partir de lentes interseccionais que consideram raça, etnicidade, sexualidade, identidades de gênero, idade, geração, territorialidade, entre outros.

Data limite de envio dos textos: 1 de março de 2020

 

Dissidências sexuais e de gênero nas religiões: precisamos mesmo desse tal religare?  

Organizadores/as: Luciana Duccini, Claudenilson Dias, Felipe Rocha (Universidade Federal da Bahia), Sidnei Nogueira(Ile Ara-SP/Brasil) 

Proposta do dossiê: A expressão religiosa e espiritual é parte constitutiva da vida de muitas pessoas LGBTQI+, ainda que lhes seja negada a participação efetiva em diversas práticas litúrgicas, na construção de referenciais teológicos e filosóficos das suas tradições e em manifestações públicas e celebrativas de seus espaços sagrados. Neste momento de retrocessos políticos e de recrudescimento de fundamentalismos religiosos relacionados às dissidências sexuais e de gênero, como vemos diariamente nas mídias sociais e televisivas, este dossiê acolhe propostas que discutam as relações de gênero, sexualidades e religiosidades dissidentes. Nesse sentido, buscamos escritas críticas des/de/pós-coloniais sobre o espaço de sociabilidade das religiões de matriz africana e outras, no que se refere a essas dissidências, sua aceitação ou ao modo como as tradições religiosas podem macular os corpos com aspectos moralizantes, culminando na dessubjetivação desses sujeitos dissidentes. Propomos, com este dossiê, congregar trabalhos que discutam esses temas, desde lugares teórico-metodológicos múltiplos, tendo como enfoque as dissidências sexuais e de gênero e as vivências dissidentes nos espaços religiosos. Esperamos receber contribuições de pessoas acadêmicas pesquisadoras, religiosas e, ainda, pessoas que desejam narrar e refletir sobre suas perspectivas religiosas e dissidentes, em formas múltiplas de escrita.

Data limite de envio dos textos: 1 de junho de 2020

Todas as propostas devem ser enviadas através do site da revista: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus. No site também constam informações sobre a linha editorial da revista e as demais diretrizes para as pessoas autoras.

Em breve, a Periódicus deverá lançar a sua décima primeira edição, com o dossiê Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceçãoAté o final do ano de 2019, a décima segunda edição também estará disponível, com o dossiê Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais.

A revista Periódicus é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia.  A revista é editada pelos pesquisadores Leandro Colling, Helder Thiago Maia e Matheus Araújo dos Santos, integrantes do NuCuS.