Pelourinho segue com atrações de Natal para toda a família

Sem categoria
23 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

O Pelourinho está em festa com as comemorações natalinas do projeto Festas da Diversidade no Pelô, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Os eventos espalhados pelas ruas, largos e praças do Centro Histórico, levaram as famílias para prestigiar autos de natal, bandinhas, corais e espetáculos teatrais. O destaque da noite de ontem (21) foi a apresentação do Grupo Filó, com a peça o Boi e o Burro à caminho de Belém, que encheu o Cruzeiro de São Francisco com a alegria do cordel, contando a nascimento do menino Jesus e conclamando o público à uma cultura de paz.

As crianças animadas reagiam a cada provocação dos atores do grupo Filó com risadas e palmas entusiasmadas. Durante a apresentação, performances de dança, música e teatro envolviam o público em uma atmosfera de alegria e espírito natalino. “Importante que a gente tenha acesso a coisas boas, a uma programação bonita, bacana que possamos trazer nossos filhos e confraternizar”, disse a engenheira Ana Beatriz Santana, que levou os dois filhos, de 4 e 6 anos, para assistir ao espetáculo. A programação no Pelourinho contou ainda com apresentação da banda Filarmônica Lyra Ceciliana de Cachoeira, Boi Estrela de Jacuípe que percorreu as ruas levando músicas para baianos e turistas. No Largo do Pelourinho a festa ficou sob a maestria do auto natalino da Cia. da Danças e Folguedos.

 

Natal sem Fome de Sonhos – Ontem (21), o grupo Cabeça de Nós Todos levou o público para o Largo Pedro Archanjo e aliou diversão, boa música e solidariedade. O ingresso para o show foi a doação de um brinquedo para a Campanha Natal sem Fome dos Sonhos, liderado pela Ação Cidadania – Comitê Salvador. Com o slogan “Toda criança tem fome de brincar, faça parte da história de uma criança… nesse Natal, doe sonhos!” o grupo Cabeça de Nós Todos aceitou abraçou a campanha e convocou seu público para a ação solidária. Com a casa lotada, os Cabeças chamaram ao palco o versátil cantor Adelmo Casé, que fez um espetáculo a parte tocando gaita e o vocalista Alvinho, do Chica Fé, que surpreendeu a plateia cantando Steve Wonder. Para a estudante Verônica Fernandes Gomes, o show deixou um gostinho de quero mais e a ação solidária deveria ser um compromisso de todos. “Acredito que este espírito natalino de ajudar o próximo precisa ser uma constante o ano todo. Todas as pessoas, artistas e instituições deveriam se comprometer mais. O Pelourinho está de parabéns pela iniciativa”, pontuou.

O projeto Festas da Diversidade segue com sua programação artística até o dia 7 de janeiro. Hoje, a agenda segue com apresentações teatrais, música e danças, com destaque para o espetáculo de rua Entradas e Bandeiras: A Rua É Nossa Aldeia (Auto de Natal) nas ruas do Pelô. A apresentação, que terá início com um cortejo do Pelourinho até a Praça da Sé, a partir das 17h, é composta por cerca de 40 participantes que contarão cenicamente o nascimento de Jesus Cristo através da cultura indígena.

Decoração – O público pode também escolher o melhor projeto de decoração votando pelo site www.cultura.ba.gov.br/2011/12/13/enquete-natal-do-pelourinho/. Os projetos são assinados pelos artistas plásticos Euro Pires, André Cruz, Ray Vianna, J. Cunha e João Teixeira. As concepções dos projetos são baseadas nas linguagens da literatura de cordel, terno de reis e cangaço.

Dia 23 – No próximo dia 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, o Pelourinho receberá uma série de atividades especiais promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) para marcar os festejos natalinos. O projeto Festas da Diversidade no Pelô seguirá em variados pontos do Centro Histórico, com atenção especial para a entrega dos presentes doados na Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, da Ação Cidadania – Comitê Salvador. Na ocasião, diversas crianças serão convidadas ao Largo Pedro Archanjo para receber Papai Noel, a partir das 13h. Uma atração especial já está confirmada. A banda Gatos Multicores fará um show especial para cerca de 1.500 crianças carentes de Salvador. Os gatinhos Tatá, Lelé e Cacá levarão toda a alegria e fantasia para as crianças por meio de músicas do Balão Mágico e Trem da Alegria.

Foto: Ricardo silva

Confira a programação aqui