Pelourinho se prepara para os festejos juninos

Sem categoria
30 de março de 2011
por Genilson Coutinho

O forró vai esquentar os Largos do Pelourinho no mês de abril. Com a proximidade do São João, o programaPelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) preparou uma agenda repleta de atrações, deixando os apaixonados por forró preparados para os festejos juninos.  Considerado um autêntico ritmo nordestino, o forró é normalmente dançado a dois e com o passar dos anos adquire nova roupagem e estilos de dança, além de arranjos musicais. Essa mistura de estilos que vai do tradicional trio de forró, composto por um tocador de triângulo, um de zabumba e outro de sanfona, ao forró elétrico, com a inserção de instrumentos como a guitarra, estará presente na agenda do Pelourinho nesse mês de abril, representados pelos projetos de três grandes músicos como Virgílio, Val Macambira e Edd Bala, além do Trio de Forró com diversas atrações e Um forró para o povo com três apresentações.

 

 

Atrações

Projeto Forró na Tereza com Virgílio – O cantor comanda esse projeto no Largo Tereza Batista, no dia 14 de abril (quinta-feira), às 21h. Com um repertório criteriosamente selecionado, que contempla clássicos do forró brasileiro, como o xote, o baião, o galope e o arrasta-pé, Virgílio vai aquecendo os casais que curtem os grandes sucessos do forró, se tornando uma figura indispensável em qualquer arraial. “Adoro cantar próximo ao público e o Pelourinho nos permite isso, tenho sempre a expectativa de casa cheia em todas as minhas apresentações e dessa vez tenho certeza que não será diferente”, afirmou Virgílio.

O artista começou sua carreira cantando em bandas de baile, onde desenvolveu sua técnica vocal e capacidade de interpretação. Foi o primeiro cantor baiano a gravar um disco inteiro de forró. O seu nome é sempre muito lembrado pelos organizadores de festas juninas das principais cidades do Estado, pois é sempre garantia de boa festa, muita animação e um grande público.

Forró Forrado com Val Macambira – O cantor e compositor paraibano é um ícone para todas as gerações e traz o autêntico forró nordestino ao Largo Tereza Batista nos dias 8, 15 e 29 de abril, às 21h. O artista promete movimentar a noite do Pelourinho, junto com a banda Lua cheia, composta por Pedrinho Rêgo (Guitarra), Altair (Baixo) Zelito Bezerra (Sanfona), Cidiney (Bateria), Sapoti (Zabumba), Demi (Triangulo) e Pedrito (Efeitos).

Suas músicas fazem sucesso também no Carnaval de Salvador, sendo gravadas por grandes nomes como Chiclete com Banana, Timbalada, Margareth Menezes e Asa de Águia. No estilo forró tem músicas gravadas por Estakazero, Bando Virado no Mói de Coentro, Wil Carvalho, dentre outros.

Trio de forró – Tenilson Gonzaga abre as apresentações do Trio de Forró, que será realizada no Largo Terreiro de Jesus, todas as terças-feiras de abril, sempre às 20h. A agenda do projeto prosseguirá com Zé Grilo e sua gente no dia 12, Forró Pesado no dia 19 e Neto de Procópio, que encerra o projeto no dia 26 de abril.

Bastante conhecido no Pelourinho, onde já se apresenta pelo quinto ano consecutivo, Tenilson promete fazer do Largo Terreiro de Jesus um autêntico espaço nordestino para o forró. “Procuro sempre fazer o melhor para meu público que me acompanha e gosta do autêntico forró pé de serra. Já toco no Pelourinho há cinco anos e lá é um importante espaço concedido aos artistas, além de entreter turistas e baianos que frequentam”, conclui.

Tenilson começou a tocar instrumentos muito cedo. Aos 12 anos já tocava triângulo, mas sua inquietude musical o fez procurar novos instrumentos e hoje o cantor é um autêntico tocador de forró, com habilidades no violão, na zabumba e no acordeão, esse último revelou ser seu grande sonho de infância.

Projeto Um forró para o povo – Esse projeto busca manter e preservar o autêntico forró, levando a cultura, entretenimento e diversão ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, nos dias 13, 20 e 27 (quartas-feiras), às 21h.  “Já temos um público fiel e procuramos aproximar sempre mais pessoas para conhecerem nosso trabalho. Fazemos forró o ano inteiro, mas a procura por esse gênero começa agora e agradeço a maravilhosa força que o Pelourinho Cultural nos dá, proporcionando a nós artistas mostrar nossa autêntica música nordestina que é o forró”, afirma o cantor e compositor Jó Miranda.

O projeto propõe-se a fazer os ensaios já esquentando para o São João da Bahia, oferecendo opções aos turistas que chegam a nossa capital, além de preparar os baianos para os festejos juninos. Os três artistas e idealizadores do projeto são Luciano Dagata, Jó Miranda e Forró Coisa Boa. Os artistas trazem no seu repertório o xote, xaxado, forró e baião, com muita criatividade.

Forró Elétrico com Edd Bala – O artista desenvolve um trabalho musical com foco na musica popular nordestina, com muita alegria, cultura e entretenimento. Com direção dele e sua banda Bala n`Agulha, apresenta o primeiro disco autoral e eclético no dia 16 de abril, no Largo Tereza Batista, às 21h. Intitulado Forró Elétrico, o trabalho mistura humor, com as músicas Mulher BiriteiraPeixe Pacú, o romantismo da Saudade de te ver, a sátira da Top Model e o ritmo dançante de Toque Sanfoneiro compostas em parceria com Chico Sá.

Com sua performance e carisma marcante, Edd Bala usa como base a sanfona, a zabumba, que hoje é eletrificada, a guitarra, o baixo e a percussão, passeando pelos mais variados ritmos nordestinos como xote, baião, galope, arrasta-pé e vanerão. Além de cantar e compor, Edd Bala tem um currículo rico, experiência como apresentador em programas de TV e repórter e participações em comerciais de rádio e TV.

Forró na Tereza com Virgílio

Data: 14 de abril (quinta-feira)

Local: Largo Tereza Batista

Horário: 21h

Entrada gratuita

Forró Forrado com Val Macambira

Data: 08, 15 e 29 de abril (sextas-feiras)

Local: Largo Tereza Batista

Horário: 21h

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

 

Trio de forró

Data: 05, 12, 19 e 26 de abril (terças-feiras)

Local: Largo Terreiro de Jesus

Horário: 20h

Entrada gratuita

Projeto Um forró para o povo

Data: 13, 20 e 27 (quartas-feiras)

Local: Largo Pedro Archanjo

Horário: 21h

Entrada gratuita

Forró Elétrico com Edd Bala e Banda n`Agulha

Data: 16 de abril (terça-feira)

Local: Largo Tereza Batista

Horário: 21h

Entrada gratuita

Foto: Genilson Coutinho