Pela primeira vez MS vai avaliar a qualidade dos testes rápidos anti-HIV

Sem categoria
1 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

Pela primeira vez desde que foram implantados, os testes rápidos para detecção do vírus do HIV irão passar por avaliação externa de qualidade (AEQ). O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde concluiu, esta semana, capacitação de 287 profissionais dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)e da rede indígena, que irão realizar o AEQ e treinar outros profissionais de saúde para fazer a avaliação de qualidade dos testes rápidos anti-HIV e da sífilis. O curso também capacitou os profissionais para a nova plataforma de teste rápido para HIV e sífilis.

“A ideia do AEQ é avaliar a execução, o transporte e o armazenamento dos testes, não a qualidade dos mesmos, que já foi atestada. ”, ressaltou o diretor-adjunto do Departamento, Eduardo Barbosa. Segundo ele, a avaliação dos profissionais será individual e completamente sigilosa, com o objetivo de o profissional fazer uma auto-avaliação de seu trabalho.

A expectativa do Departamento é que a avaliação externa de qualidade para testes rápidos para o HIV seja implantada já no primeiro semestre de 2012 e a AEQ para o teste rápido para sífilis, no segundo semestre. A partir daí, serão realizadas avaliações contínuas, três vezes por ano.

A capacitação, que foi realizada em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular e Micobactérias da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Alfredo da Mata, foi baseada na metodologia Dried Tube Specimens (DTS). O método consiste em painéis contendo amostras secas, com reatividade pré-definida, que são enviadas ao CTA onde serão hidratadas e submetidas aos testes rápidos.

uitos internautas nos mandam e-mails  querendo saber como fazer o teste do HIV e os locais para coleta do material. Em alguns desses email’s nos relataram também, que fazem doação de sangue para realizarem os exames como caminho para solução das dúvidas.

Para ajudar os internautas, segue aqui a relação dos endereços em Salvador e no interior do estado onde exames e orientações estão a disposição dos cidadãos.