Pela 5ª vez consecutiva, Natura está no topo de ranking de reputação corporativa no Brasil

Serviços
15 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

A Natura é a primeira colocada no Monitor Empresarial de Reputação Corporativa – MERCO pela quinta vez consecutiva. O ranking mede a reputação das empresas há 18 anos e já foram realizadas cinco edições no Brasil, todas lideradas pela companhia.

O presidente da Natura, João Paulo Ferreira, segue entre os dez líderes empresariais com melhor reputação no país, na 7ª colocação. “A Natura é o resultado de uma construção coletiva, baseada em crenças sólidas e fortalecida pela diversidade que compõe essa enorme rede de relações”, afirma o executivo. “Este reconhecimento reforça nossos princípios e compromissos, como o compartilhamento de riqueza, o combate ao aquecimento global e o uso sustentável de ativos da Amazônia.”

Para o elaborar a lista, o monitor realizou mais de 3 mil entrevistas com executivos de grandes empresas, especialistas de diversos setores (analistas financeiros, membros do governo, acadêmicos e representantes de ONGs, entre outros) e consumidores.

 Sobre o MERCO

A medição foi elaborada na Espanha e acontece anualmente desde 2000. É um instrumento de avaliação e reputação, baseado em uma metodologia multistakeholder, composta por cinco avaliações e doze fontes de informação. Atualmente, a Merco produz seis rankings (Merco Empresas, Merco Líderes, Merco Responsabilidade e Governança Corporativa, Merco Talento, Merco Consumo e MRS) e tem presença em onze países: Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru e em processo na América Central (Costa Rica e Panamá). No Brasil, consolidou-se como o primeiro ranking euro-americano de reputação, mas se trata de uma referência global para o assunto. É o primeiro ranking auditado do mundo, já que o monitoramento e a verificação de seu processo de produção e seus resultados estão sujeitos a revisão independente pela KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000.