Peça inédita de Sônia Robatto estreia dia 26 de maio para o público

Genilson Coutinho,
25/05/2012 | 13h05

A vida de uma família da decadente aristocracia baiana será o tema central da peça inédita da escritora baiana Sônia Robatto. O Olho de Deus – O Avesso dos Retalhos faz sua esperada estreia para convidados no dia 25 de maio, às 20h, no Teatro Vila Velha e para o público no dia 26.

A montagem contou com a colaboração de Marcio Meirelles no texto, além da direção e, pela primeira vez, vai usar os dois espaços (Cabaré e Palco Principal) do Teatro Vila Velha com recursos tecnológicos de ponta que ligarão esses espaços através de sons e imagens.  Os espetáculos são simultâneos e o espectador escolherá em qual das duas salas deseja assistir a peça.

A ação central do espetáculo é conduzida por duas senhoras muito religiosas, que estão num mundo fantasioso. O irmão João, companheiro de memórias delas, é um senhor que esconde uma forte preocupação social. A realidade é apresentada no confronto dos personagens Calu, uma mulher madura que toma conta de tudo e de todos, e Maria, mulher jovem, politicamente revoltada. A personagem Filú representa os outros, a sociedade, os vizinhos, o disse-me-disse.

Todos os personagens, com exceção de Maria, esperam a volta de Riquião, um jovem da família que desapareceu, misteriosamente, há muitos anos. A família coloca em Riquião a resolução de todos os problemas dos parentes, da cidade e do mundo. “Essa peça tem me acompanhado ao longo da vida, escrevia e parava. As pessoas assistirão exatamente isso: minhas memórias e meu olhar sobre a Bahia”, explicou a autora Sônia Robatto.

 

 

Serviço: Teatro Vila Velha (Passeio Público/3083- 4600). Sextas (dia 25 somente para convidados) e sábados, às 20h; domingos, às 18h. Até 1/7. Ingresso: R$ 20/R$ 10. Direção: Marcio Meirelles. Com: Sônia Robatto, Chica Carelli e Neyde Moura.