Parada Gay terá posto gratuito com testes rápidos para detecção da Aids; confira os locais

Notícias
12 de setembro de 2015
por Genilson Coutinho

teste

Os participantes da 14ª edição da Parada Gay, que ocorre neste domingo (13), em Salvador, irão contar com um posto para realização de testes rápidos para detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da Aids. A ideia integra o projeto “Fique Sabendo”, promovido pela Coordenação Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).

O espaço irá funcionar ao lado do Teatro Castro Alves (TCA), no bairro do Campo Grande. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os resultados do exames saem em 30 minutos. Os atendimentos irão ocorrer das 8h às 17h.

Caso alguma pessoa seja identificada com o vírus, será acolhida e direcionada para uma das unidades de referência da rede municipal, onde pode obter suporte para o tratamento por meio de medicamentos retrovirais totalmente gratuitos. Além dos exames, agentes comunitários da saúde também irão promover a distribuição de materiais educativos e camisinhas na festa.

De acordo com a SMS, Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, o órgão diz que ampliou de 33 para 107, entre 2013 e 2015, o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, conta que capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames.