Parada gay do Rio de Janeiro já tem data marcada

Sem categoria
30 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

A maravilhosa cidade do Rio de Janeiro já marcou a data de sua 18ª Parada do Orgulho LGBT, que rola na orla de Copacabana no dia 13 de outubro, um domingo, com concentração dos trios a partir das 13h e ações de cidadania a partir das 9h. O lema deste ano é “Somos milhões de vozes”.

A caminhada vai ser um momento para lembrar importantes avanços nos direitos LGBT nos últimos meses como o reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo e a criação de programas como o Brasil Sem Homofobia. A Parada do Rio também gritará para lembrar os 4.850 LGBT que sofreram algum tipo de violência homofóbica no Brasil no ano de 2012 por conta de sua orientação sexual e identidade de gênero (de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República).

“Hoje vivemos num cenário de ameaça, de recrudescimento de importantes conquistas de direitos de LGBT por conta, principalmente, do conservadorismo do Legislativo e do crescimento do fundamentalismo religioso. Precisamos mostrar que não estamos sozinhos, que somos milhões de vozes e com poder de influenciar a política brasileira para transformar essa realidade. Estar domingo em Copacabana é acordar e fazer algo para essa mudança” afirma Julio Moreira, presidente do Grupo Arco-Íris, organização social responsável pela Parada.

Milhão
A organização do evento espera um público de 1 milhão de pessoas, que vão compor a massa de uma das maiores manifestações da Cidade Maravilhosa, e que serão embaladas por música eletrônica e MPB mixadas por DJs a bordo de 11 trios elétricos já a partir das 13h.  Pela manhã, com início às 9h, a ação Orgulho e Cidadania mobiliza quem estiver pela orla com a realização de serviços como vacinação contra a Hepatite B, distribuição de folhetos com dicas de saúde, plantão de profissionais para esclarecer dúvidas no campo jurídico, conscientização ambiental e distribuição de camisinhas masculinas e femininas.

A 18ª Parada do Orgulho LGBT-Rio é uma realização do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e Instituto Arco-Íris e com patrocínio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, através do Programa Rio Sem Homofobia; da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) e da Petrobras; contando ainda com o apoio da Secretaria do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro /Instituto Estadual do Ambiente, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trabalho, Subprefeitura da Zona Sul, OAB-RJ, Fórum Estadual de ONG/AIDS, Centro Universitário IBMR, Universidade Estácio de Sá e Rádio FM O Dia.