Parada Gay de Brasília será aberta com casamento coletivo

Comportamento, Social
21 de abril de 2015
por Genilson Coutinho

casamento-gay2

A 18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, a ser realizada no domingo 28 de junho, terá como tema o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Para tal, a marcha será iniciada por um casamento coletivo homossexual, às 14h, em frente ao Congresso Nacional.

A organização conta com cerca de 10 casais que já demonstraram interesse na cerimônia. O slogan da parada é “À igualdade, digo sim” e quer reforçar o direito de homo e bissexuais ao casamento, conquistado em 2013 por decisão do Conselho Nacional de Justiça.

A 18ª edição do evento, que reuniu 55 mil pessoas em 2014, voltará a ser realizada na Esplanada dos Ministérios, deixando de ser promovida no Eixão Sul.

O trajeto da parada começa em frente ao Congresso Nacional, inclui o Palácio do Buriti – sede do governo local-, a Câmara Legislativa e termina na Torre de TV.

Em nota, a Associação da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília explica a razão do percurso incluir as representações dos poderes Executivo e Legislativo locais, algo nunca feito pela marcha.

“O objetivo é bem claro: reforçar nosso tom de cobrança política tanto nacionalmente quanto localmente. Nos dois níveis, há desafios para a cidadania LGBT, o nome de Deus sendo usado para discriminar, e avanços que precisam ser garantidos.”