Parada de São Paulo premia GGB na categoria Organização Não Governamental

Genilson Coutinho,
03/06/2011 | 00h06

Prêmio "Cidadania em Respeito à Diversidade" - Há 11 anos, promovendo a cidadania

O Grupo Gay da Bahia (GGB) recebeu na tarde de hoje a grata noticia de ter sido a Organização a ser premiada pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT). O premio será entregue em São Paulo por ocasião da 15º Parada a entidade recebe o Prêmio na categoria Organização Não Governamental na 11ª edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, cerimônia anual que homenageia personalidades, entidades, autoridades e ações que protagonizam os avanços e o respeito aos direitos humanos da população LGBT.

A premiação integra o calendário do XV Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre em junho. “Felicidade, esse reconhecimento do nosso trabalho aqui na Bahia, com reflexo em todo o Brasil”, disse Marcelo Cerqueira.  Conheça o que é o Prêmio.

O Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade surgiu em 2001 com o objetivo de reconhecer pessoas, instituições e os fatos mais significativos no cenário político, social e cultural para a população LGBT, e contribuir para o avanço e garantia dos direitos. Promovido pela APOGLBT, surge simultaneamente com outras duas atividades, o Gay Day e a Feira Cultural, que, somando à Parada, culminam com a oficialização do calendário do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.

Esta premiação expressa a importância da atuação dos premiados em prol da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. É também uma importante ferramenta de divulgação e valorização das atividades que contribuíram com o movimento LGBT para a consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis.

O design do troféu utilizado desde a primeira edição – no formato de uma mão em sinal de positivo; referência à logomarca da APOGLBT – foi criado e doado para Associação pelo designer e arquiteto Duílio Ferronato.   O 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade acontecera  em 24 de junho, das 18h às 22h, no auditório da Academia Paulista de Letras, Largo do Arouche, n⁰. 312/324, Vila Buarque, São Paulo, SP.

A 15ª edição do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo traz o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”. O calendário de atividades inclui o 9º Ciclo de Debates (datas e locais a confirmar), a 11ª Feira Cultural LGBT (23 de junho, no Vale do Anhangabaú), o 11º Gay Day (25 de junho, no Playcenter) e a 15ª Parada do Orgulho LGBT (26 de junho, na Avenida Paulista e Rua da Consolação).

Fonte: GGB