Papel machê na decoração

In Moda
1 de outubro de 2019
por Genilson Coutinho

Se no Rio de Janeiro a decoradora Lucy Bomfim segue desenvolvendo seu trabalho à frente da ambientação dos cenários da novela Bom Sucesso, protagonizada por Antonio Fagundes e Grazi Massaferra, em Salvador, a profissional continua trazendo peças de artistas nacionais para a sua badalada MS Home, localizada no Ondina Apart Hotel. Dessa vez, são as peças de João Paulo Raimundo Pereira, de Maria Fé-MG que estão encantando a sua clientela.

Tendo como base a técnica de papel machê, com utilização de reciclagem, João une caixas de papelão com a massa do papel machê, gerando um novo elemento bastante similar à madeira. Surgem daí bancos que resistem até 700 kg, mesas, esculturas de chão, luminárias e muito mais.

O artista percebeu – por meio da sua experiência – que o papel machê vai além do artesanato e é uma peça de suma importância no quesito sustentabilidade. Tendo então aumentado o processo de reciclagem de papelões – antes descartados ao lixo – para quatro vezes.

Além de acabamentos que lembram pedra, pigmentações naturais com aspecto de madeira e pigmentações que lembram ferro. O artista já teve obras expostas na Feira Architectural Digest Design Show, em Nova Iorque, e fez parcerias tanto em Israel quanto no Rio de Janeiro. Além de peças premiadas no segmento.