Papai Noel levará muito Pop-Rock ao Pelourinho neste fim de semana

Sem categoria
17 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

Papai Noel passou pelo Pelourinho e deixou de presente uma programação cultural e tanta para este fim de semana. A agenda de atrações promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, inclui bandas que vêm se destacando no cenário musical da nova MPB. Cabeça de Nós Todos, Daganja, Giramente, Baiana System, Mensageiros do Vento e Percussivo Mundo Novo serão as atrações da agenda, que ainda terá muito samba com os grupos que farão o Natal do Bloco Amor e Paixão.

A festa começará na sexta-feira (21), a partir das 21h, com a apresentação da banda Cabeça de Nós Todos. O grupo, que participou das comemorações pelos 20 anos da música Canto da Cidade ao lado da Rainha do Axé Music, Daniela Mercury, promete um grande espetáculo no Largo Pedro Archanjo.

 

Ainda na sexta, o rapper Daganja apresentará a sua mistura musical no Largo Tereza Batista, às 21h. Mesclando suas experiências do samba-reggae e samba-duro com traços do soul, dub e MPB, o rapper mostrará as suas rimas, que falam das ruas, espiritualidade, batalhas, vitórias, conquistas, dores e amores e outros assuntos transformados em ritmo e poesia.

 

Quem conheceu o som da antiga banda Paralelo Quatro sabe que qualidade musical é a marca dos integrantes que hoje formam o grupoGiramente, que se apresentará no sábado (22), às 21h, no Largo Pedro Archanjo. Uma mistura de sonoridade pop com timbragens eletrônicas sob influências regionais compõem o repertório da banda. Sobre o retorno aos palcos do Pelourinho, onde costumavam se apresentar com a antiga banda, o músico Tito Vinícius é categórico: “Tocar no Pelourinho sempre é especial. Os sons, as luzes, as pessoas, a atmosfera mágica desse lugar ancestral proporcionam um reencontro com a nossa música e com a nossa raiz mais profunda, africana e visceral. Nós da Giramente fizemos uma canção inspirada no Pelourinho e faremos essa homenagem ao nosso templo no sábado. O Pelourinho é a Bahia e a Bahia é o Pelourinho. Será uma honra tocar nesse santuário!”, comemora o músico.

 

No sábado, às 21h, também será a vez dos fãs da Baiana System lotarem o Largo Tereza Batista. Guitarra baiana, rock e pop fazem parte do repertório dessa banda que produz música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. Em todas as músicas produzidas pelo grupo há inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos, marca registrada da Baiana.

 

Ainda no sábado, a banda Mensageiros do Vento apresentará o espetáculo A Música da Década, no Largo Quincas Berro D’Água, às 21h, um convite ao público para experimentar a música de forma inédita, em um show vibrante e divertido que resgata acontecimentos e personalidades expressivas dos últimos 60 anos de nossa história.

 

A festa começará cedo no domingo (23). Numa breve pausa no pop-rock, quem volta a ocupar o espaço no Pelô é o samba. O Natal do Bloco Amor e Paixão contará com as bandas Catadinho do Samba, Movimento, Sangue Brasileiro e com a participação de Nelson Rufino. A entrada é franca, mas quem quiser pode contribuir doando um brinquedo.

 

Voltando ao pop, o Percussivo Mundo Novo agitará o Largo Tereza Batista, ainda no domingo, a partir das 19h. Criado pelo músico e produtor Mikael Mutti, que coloca em prática o conhecimento adquirido ao longo de 22 anos de turnês e importantes trabalhos nacionais como atual arranjador e diretor musical de Carlinhos Brown e importantes trabalhos internacionais como o Scorpions, Sergio Mendes e Carlos Santana, o projeto consiste na criação de novos formatos de instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis, sem perder a originalidade e ancestralidade da música baiana e brasileira. Tudo isso aliado a novas formas de tocar música eletrônica, como por exemplo, um controle remoto de um vídeo game que controla um computador, um colete eletrônico preso ao corpo, um teclado redondo de computador, guitarras do vídeo game guitar hero e instrumentos criados com metal e PVC que têm sensores eletrônicos.

 

Serviço:

O quê: Cabeça de Nós Todos

Quando: 21 de dezembro (sexta-feira)  l 21h

Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho

Quanto: Entrada Franca

 

O quê: DaGanja

Quando: 21 de dezembro (sexta-feira)  l 21h

Onde: Largo Tereza Batista – Pelourinho

Quanto: Entrada Franca

 

O quê: Giramente

Quando: 22 de dezembro (sábado) l 21h

Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho

Quanto: Entrada Franca

 

O quê: Baiana System

Quando: 22 de dezembro (sábado)

Onde: Largo Tereza Batista – Pelourinho

Quanto: R$ 20,00

 

O quê: Mensageiros do Vento

Quando: 22 de dezembro (sábado) l 21h

Onde: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho

Quanto: Entrada Franca

 

O quê: Natal do Bloco Amor e Paixão

Quando: 23 de dezembro (domingo) l 15h

Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho

Quanto: Entrada Franca

 

O quê: Percussivo Mundo Novo

Quando: 23 de dezembro (domingo) l 19h

Onde: Tereza Batista – Pelourinho

Quanto: Entrada Franca