Notícias

Pão de Açúcar revela dicas para harmonizar queijos e vinhos

Genilson Coutinho,
22/11/2023 | 12h11
Foto: Divulgação

A busca pela combinação perfeita entre queijos e vinhos tem sido uma tradição culinária cada vez mais apreciada e o Pão de Açúcar está comprometido em tornar essa experiência acessível a todos os seus clientes. Com a chegada da temporada de festas e a crescente demanda por ocasiões de confraternização em casa, a rede oferece produtos de qualidade para uma combinação impecável de queijos de diferentes nacionalidades e vinhos do Club des Sommeliers, marca exclusiva do Pão de Açúcar. O atendente de vinhos Denilson Maya, da loja Costa Azul, deu as sugestões dos vinhos que harmonizam com cada tipo de queijo. 

Oqueijo Brie, de origem francesa, é um dos mais famosos e apreciados do mundo. É conhecido pelo seu sabor delicado, textura cremosa e casca macia. Harmoniza com vinhos brancos produzidos com uvas Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir.      

O queijo Maasdam, de origem holandesa, é caracterizado pela presença de grandes buracos, as olhaduras. É firme, porém macio e passa por cerca de quatro semanas de maturação. Suas notas adocicadas harmonizam muito bem com estilo de vinho da uva Zinfandel, Chardonnay, Chianti e Sauvignon Blanc.

O queijo Emmental, de origem suíça, apresenta cor amarela, casca escovada e pasta cozida e prensada. Seu sabor é suave e levemente adocicado, é um queijo muito utilizado para a fondue e harmoniza bem com vinhos da uva Pinot Noir. 

cablanca é um queijo holandês de sabor suave e feito 100% de leite de cabra. Rico em nutrientes e vitaminas, sua maturação é de apenas oito dias. Sua harmonização pode ser feita com vinhos das uvas Sauvingnon Blanc e Riesling ou Roses D’anjou.

De origem italiana, o queijo gorgonzola é uma das variedades de queijo azul. Sua massa é cremosa, leva fungos em sua composição e possui um sabor agradável, além de um aroma intenso. Harmoniza com vinhos brancos com notas frutais bem como os licorosos como Vinho do Porto e vinhos colheita tardia.

Os produtos podem ser adquiridos nas lojas Pão de Açúcar de Salvador, no aplicativo Pão de Açúcar Mais ou no e-commerce (www.paodeacucar.com).