Gastronomia

No Circuito

Pão de Açúcar: descubra os alimentos ricos em fibra e proteína para um dia a dia mais saudável

Genilson Coutinho,
25/09/2023 | 10h09

Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas estão buscando adotar uma rotina e uma alimentação mais saudável e equilibrada, visando melhorar a saúde e o bem-estar com a orientação de um profissional de nutrição. Uma parte essencial desse cuidado é a inclusão de alimentos ricos em fibra e proteína, que desempenham papéis fundamentais no funcionamento do nosso organismo.

Para estimular o consumo saudável e consciente, todas as quartas e quintas-feiras, as lojas Pão de Açúcar de Salvador (Costa Azul e Shopping da Bahia) e o e-commerce da marca (www.paodeacucar.com) oferecem uma promoção de sucos, frutas, verduras e legumes orgânicos que chegam a ter até 20% de desconto. 

Blog do Pão separou dicas dos benefícios e de como identificar quais os alimentos não podem faltar na hora da feira.

Fibras: o segredo para uma digestão saudável

As fibras são nutrientes que não são absorvidos durante o processo digestivo, mas oferecem diversos benefícios para o corpo. Elas ajudam a regularizar as taxas de glicose, controlar o colesterol e a glicemia, promovendo sensação de saciedade e melhora na digestão e o funcionamento do sistema digestivo. Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. As solúveis formam um gel ao entrar em contato com a água, permanecendo mais tempo no organismo e promovendo saciedade, enquanto as insolúveis passam pelo sistema digestivo mais rapidamente, beneficiando a flora intestinal.

Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras incluem cereais como aveia, granola e milho; frutas como banana, laranja e morango; legumes como beterraba, cenoura, couve-flor e pimentão; leguminosas como grão-de-bico, ervilha, feijão e lentilha; alimentos integrais como arroz, massas e pães; frutas com casca como ameixa, goiaba, maçã e pera, além das frutas secas como damasco, figo e uva passa; oleaginosas como amêndoas com casca, castanhas, nozes e sementes de linhaça, e vegetais como brócolis, couve, espinafre e rúcula.

Proteínas: essenciais para o corpo

As proteínas desempenham um papel vital na construção e reparação de células, tecidos e estruturas do corpo. Além disso, ajudam a aumentar a massa magra, reduzir a gordura abdominal, intensificar a força muscular, controlar o diabetes e diminuir a pressão arterial. As proteínas de origem animal são consideradas mais completas por conter todos os aminoácidos necessários para o organismo.

Alguns exemplos de alimentos ricos em proteína incluem proteínas de origem animal como camarão, carne de boi, frango, iogurte, ovo, leite e peixe. Já as proteínas de origem vegetal são amendoim, aveia, brócolis, cogumelos, leguminosas, oleaginosas, quinoa e sementes de abóbora, chia, girassol e soja.

Para mais dicas de alimentação, acesse o blog do Pão de Açúcar em https://content.paodeacucar.com/.