Palácio da Aclamação comemora centenário com Ciclo de Palestras

Sem categoria
26 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história do suntuoso Palácio da Aclamação, antigo Palacete dos Moraes, que em 1912 foi transformado em residência oficial dos governadores do Estado, podem conferir gratuitamente no dia 31 de outubro, às 17h30, a palestra do professor da Escola de Belas Artes da UFBA, José Dirson Argolo, sobre o tema “Presciliano Silva – A Trajetória do Mestre Impressionista”. Promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), a atividade acontece no jardim do Palácio e integra o Ciclo de Palestras “Palácio da Aclamação – 100 anos”.

José Dirson Argolo é restaurador e membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. Em quase 30 anos de atividade, executou diversas obras de restauro na Bahia e em outros estados. Em sua palestra, o professor fala sobre um dos principais artistas baianos, que assina pinturas de paredes e forros que compõem o acervo do Palácio da Aclamação. Mobiliários em estilo D. José I e Luiz XV, objetos de bronze, porcelana e cristal, tapetes persas e franceses também integram o acervo de um dos mais significativos museus casas de Salvador.

Monumento referencial da memória política e social da Bahia, o edifício já sediou despachos do governador, abrigou visitantes ilustres, a exemplo da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968, e se tornou museu em 1990. Atualmente, o prédio passa por reformas e os espaços expositivos estão fechados para visitação. Em seu jardim, são promovidos lançamentos literários, apresentações musicais, feiras e atividades socioeducativas, a exemplo do Ciclo de Palestras “Palácio da Aclamação – 100 anos”, que teve início em setembro e segue até o mês de dezembro, com palestras de pesquisadores convidados que discutem a importância histórica e estilística do Palácio e sua relação com a transformação da Cidade de Salvador e o desenvolvimento urbano nas primeiras décadas do século XX.

Serviço:
O que: Ciclo de Palestra “Palácio da Aclamação – 100 anos” – Palestra “Presciliano Silva – A Trajetória do Mestre Impressionista”, com o professor e restaurador, José Dirson Argolo.
Quando: Dia 31 de outubro, às 17h30.
Onde: Jardim do Palácio da Aclamação, Av. Sete de Setembro, 1.330, Campo Grande.
Informações: 3117-6147.
Gratuito