Palacete das Artes promove exposição “Troncos”, de Jose Yossi

Sem categoria
11 de março de 2014
por Genilson Coutinho

“Troncos”, do artista Jose Yossi, é o nome da exposição promovida pelo Palacete das Artes, que terá abertura dia 18 de março, às 19h. A mostra conta com cerca de 20 telas específicas sobre troncos de árvores. A intenção do artista é transmitir ao público a paz e a tranquilidade da natureza, tendo como contraponto a explosão do tronco. “O tronco, na maioria das vezes geométrico, está vivo e tem bastante força. Quero mostrar a riqueza desses detalhes, com cores vibrantes e intensas. O espessamento das tintas com texturas e nuances, representarão a seiva, fruto da vida”, defende Yossi.

De acordo com Claudius Portugal, curador da exposição, são características importantes na arte de Yossi a pintura tonal, formada quase que integralmente por uma mesma cor ou a busca de cores complementares, o que dá harmonia e realidade na composição. “Ao visualizarmos um tronco, uma pergunta: será este tronco vegetal ou animal? Estamos a ver a silhueta de uma árvore ou a silhueta de um corpo? Este é o momento que a sua obra alcança a dimensão de arte, pois flagra na cor e na forma o sonho em cada espectador. Agora depende de cada um que esteja diante realizar a sua escolha, ou melhor, a sua própria pintura, pois a dele está aberta diante de todos nesta exposição”, explica o curador.

Sobre o artista – Jose Yossi começou a pintar com tinta a óleo aos 15 anos, nos idos de 1958, cuja temática era o Universo. “Como morava no Rio Vermelho muito próximo a casa de Mario Cravo e por ser ele muito amigo de meu pai, quando tinha meus trabalhos prontos levava na casa dele e foi sua orientação que me norteou”, detalha. Assim pintou até os 22 anos, interrompendo os trabalhos para se dedicar aos estudos e família. Há sete anos voltou ao ofício criativo, após diversos cursos intensivos feitos dentro e fora do país. Das diversas exposições que realizou, destaca-se a exposição coletiva na Galeria da Art Basel Miami Beach, em 2011.

Serviço:

Exposição “Troncos”, de Jose Yossi

Abertura: 18 de março de 2014, às 19h

Visitação: até 20 de abril

Segunda a sexta, das 13h às 19h e

Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h

 

Palacete das Artes

Rua da Graça, 284 – Salvador – BA

3117 6997/6986