Pais e filhos unidos pelo Tempero

Gastronomia, No Circuito
15 de novembro de 2015
por Genilson Coutinho

Gabriela e Celso Freire

No melhor estilo “a família que cozinha unida permanece unida”, duas duplas de chefs formadas por pai e filha e mãe e filho aportam no Tempero no Forte, confirmando a velha máxima que diz que “quem puxa aos seus não degenera”. Os primeiros a apresentarem seus dotes são os chefs paranaenses, Gabriela e Celso Freire, ele, sócio-proprietário do restaurante Zea Maïs, em Curitiba. Ao lado do chef residente Rogério Siqueira, pai e filha comandarão o Jantar Magno/Mesa ao Vivo no restaurante à Sombra do Coqueiral, do Tivoli Eco Resort, na sexta-feira, 4 de dezembro.

Para o Jantar Magno/Mesa ao Vivo, o cardápio coletivo terá entrada de Celso, que brindará os comensais com o Carpaccio de Lagosta Defumada com Palmito de Morretes e Maionese Cítrica. O prato principal – Robalo Sous Vide com Acaçá de Licuri, Pimenta de Cheiro Caramelizada,  Vongoles em Farofa de Coentro e Molho de Pimenta Rosa – ficará a cargo do chef Rogério e a sobremesa, por conta de Gabriela: Compota de Manga com Ganache de Chocolate e Café e Crumble de Especiarias.

A outra dupla familiar é formada pelos chefs mineiros Mônica e Dalton Rangel, mãe e filho. Ele, o conhecido chef do programa do canal Fox, Homens Gourmet, e ela, chef proprietária do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, na região serrana do Rio de Janeiro. Os dois estarão na Cozinha Show/Mesa ao Vivo, que este ano terá como tema ‘A importância de valorizar o pequeno produtor e o produto regional’. A aula de Mônica será na sexta-feira, 4, das 20h às 21h, e a de Dalton no sábado, das 17h às 18h.

Mais uma dupla – que não tem laços de sangue, mas é um casal – é a formada pelo chef Fabrício Lemos e a chef pâtissier, Lisiane Arouca. Atualmente chef residente do restaurante Amado, o premiado Fabrício criou para o Tempero no Forte o Peixe Grelhado ao Molho de Moqueca de Camarão com Pimenta Doce, Mousseline de Aipim e Farofa de Castanha, que estará no cardápio do restaurante Sobrado da Vila.

Já Lisiane será a responsável pela sobremesa do Jantar Magno/Mesa ao Vivo do restaurante da pousada Via dos Corais. Na noite do sábado, 5, a chef servirá Tartelete Morna de Chocolate com Mousse de Banana, Crocante de Castanha do Pará e Nibs de Cacau Apimentado como finalização para o jantar que terá entrada de Polvo Crocante com Inhambu Roxo em Duas Texturas e Picles de Pimenta Doce, produzida pelo chef espanhol Jose Morchon – titular do La Taperia – e, como prato principal, Badejo Grelhado com Emulsão de Pimenta Biquinho e Espuma de Ocumaré, criação do chef Caco Marinho, do DOC.

Mais informações sobre o Tempero no Forte, no site www.temperonoforte.com.br.