No Circuito

Painel homenageia grandes ídolos mundiais em hostel de Salvador

Genilson Coutinho,
12/11/2014 | 14h11

foto_roneygeorge_credito nara senna

Estreia com festa, na próxima sexta-feira (14.11), a partir das 18h, o Painel Umbando, do artista visual Roney George. Aberto ao público, o Painel está montado no Hostel Rio Vermelho, que fica localizado na Rua do Meio, 125, no Rio Vermelho. O lançamento do colorido e diverso painel terá a participação do professor e cineasta Danilo Scaldaferri, que produzirá um documentário sobre a construção da arte plástica. Roney reservou ainda espaços em branco para terminar a obra durante a festa, pintando o rosto de mais um de seus ídolos.

O mural multicolorido de Roney é composto de avatares de dezenas de personalidades que marcaram suas épocas seja como artista, como líderes políticos, agitadores culturais, entre ouros. São 12 metros quadrados do que Roney se refere como afresco contemporâneo, construído durante um mês A escolha dos homenageados foi feita de forma aleatória.

Quem lidera todos os outros artistas é a figura do Lampião. Foi da inspiração no cangaço que surgiu o nome do Painel, “Umbando”. Segundo Roney, a ideia é misturar ícones do passado, como Michael Jackson e Luiz Gonzaga, e ícones do futuro como Nara Gil, Naum Bandeira e Danilo Scaldaferri. “Esse painel é uma colcha de retalhos, com tecido de memória. É o que chamo de projeção de saudade do futuro. A ideia é que as pessoas reconheçam e se reconheçam nesse trabalho”, diz Roney.

Roney se considera um retratista e o mais novo trabalho dele se orienta por isso. “É o novo Lambe-Lambe o que estou propondo aqui. Um painel como eram feitos por grandes pintores de séculos passados. Uso um celular para adquirir a imagem inspiradora e vou criando sobre ela e saem retratos com meu olhar sobre meus ídolos”, relata o artista sobre como criou o Painel.

O trabalho é permanente e ficará em exposição no hostel gratuitamente para visitação pública. “Esses ícones são muito importantes para a história do mundo. Quero mais é que as pessoas lembrem de suas histórias frente aos avatares aqui pintados. É realmente um trabalho que alia memória, um produto histórico e sensorial”, conclui Roney.

Roney George – Baiano, natural de Itapetinga, o artista Roney é conhecido internacionalmente pela sua obra. Formado pela Escola de Belas Artes da UFBA, Roney é um artista multifacetado, produzindo desenhos, pinturas, cenografia e moda. Atualmente ele assina os figurinos do bloco Cortejo Afro e de Carlinhos Brown.

Durante a copa do mundo na África, o artista produziu peças para o evento na África do Sul. Há anos vem desenvolvendo o carro alegórico da Lavagem da igreja de Madeleine, em Paris. Definido por Cesar Romero como descendente de cangaceiro de índole dócil e fácil comunicação, Roney é reconhecido pelo talentoso artista mundial Arkadius Weremczuk como um dos ícones da pintura brasileira. Sobre o mais novo trabalho de Roney, Arkadius disse: “Cheio de surpresas, sensível, muito talentoso. Todos os ícones pintados tem grande coração e poderiam ser nordestinos”.

Serviço
O quê: Lançamento do Painel Umbando do artista visual Roney George;
Onde: Hostel Rio Vermelho – Rua do Meio, 125, Rio Vermelho.
Quando: 14 de novembro (sexta-feira), a partir das 18h.
Entrada Gratuita

Créditos das fotos: Nara Senna