OUTUBRO ROSA: AMO abraça Luta contra Câncer de Mama

Serviços
28 de setembro de 2017
por Genilson Coutinho

Desde a década de 90, o mês de outubro é considerado o mês da prevenção do câncer de mama e é chamado de Outubro Rosa. Hoje, é comemorado no mundo todo, visando compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização da doença e fomentando ações voltadas para a prevenção, diagnóstico precoce e consequente redução da mortalidade.

O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres, somente em 2016, a doença atingiu mais de 57 mil mulheres, de acordo com o INCA- Instituto Nacional de Câncer.

Com a campanha “Meu Outubro é Rosa o ano todo” a Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia aproveita o mês de destaque para intensificar suas ações e levar informações sobre cuidados com a saúde e Câncer de Mama. Abordando além das medidas de prevenção e rastreamento, os avanços no tratamento cirúrgico e oncológico.

Segundo o mastologista Dr Sérgio Calmon, as cirurgias para retirada do tumor, utilizando as novas técnicas de Oncoplástica, conseguem manter a segurança das pacientes com resultados estéticos melhores e isso pode amenizar o trauma físico e emocional das mulheres.

Na oncologia, segundo Dra Mayana Lopes, oncologista, a principal arma contra o câncer de mama é o diagnóstico precoce e hábitos de vida saudáveis. Quanto ao tratamento, o câncer de mama é divido em subtipos e isso é um dos fatores que orientam o tratamento. O tratamento deve ser individualizado. E a cada ano surgem novas alternativas para determinados subtipos do tumor. Como para as pacientes HER 2 positivo, alteração molecular presente em aproximadamente 20% das mulheres que tem câncer de mama, com o uso de uma terapia com duas vacinas direcionadas para essa alteração, modificando a evolução desta doença. E adição de novas medicações ou aumento do tempo de uso da hormonioterapia nas pacientes que tem receptores hormonais positivos.

A Clínica AMO, está presente em Salvador em 4 unidades (AMO Itaigara, AMO Rio Vermelho, AMO Hospital da Bahia e AMO Hospital Aeroporto) e no interior (AMO Santo Antônio de Jesus, AMO Ilheús,e em breve AMO Vitória da Conquista) oferece equipe multidisciplinar com mastologistas e oncologistas especializados em câncer de mama. Na unidade do Rio Vermelho, o Serviço Integrado de Atenção à Mama conta com equipamentos de alta tecnologia para a realização de exames como mamografia digital com tomossíntese, ultrassonografia, biópsias e punções guiadas.