Outubro Rosa 2012; vista essa causa

Sem categoria
1 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Para chamar a atenção da sociedade, durante todo o mês de outubro várias ações serão realizadas pela Afecc, em todo o Espírito Santo. Um dos pontos altos da campanha é a iluminação de rosa dos principais monumentos públicos e pontos turísticos do Estado, cor que representa a luta contra o câncer de mama.
Outro ponto de grande importância para o movimento é a parceria entre a Afecc e os órgãos públicos que são estimulados a fazer atendimento estendido nas unidades de saúde do município, oferecendo exames gratuitos a um número maior de pessoas. Além disso, também fazem parte das ações, a venda de camisas e bonés, como forma de propagar a campanha.

O Outubro Rosa é encerrado no final do mês com uma grande caminhada em Vitória, que mobiliza a sociedade. No ano de 2011, a entidade conseguiu impactar mais de 3 mil pessoas. Esse ano, o que se espera é aumentar esse número e mostrar cada vez mais a importância da prevenção.
Como surgiu
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajudam milhares de pessoas.

Quer participar da campanha? Saiba como aderir:
Cidadão:
– Assine o termo de adesão gratuitamente. Clique aqui, faça seu download, preencha o termo de adesão e o encaminhe para o email outubrorosa@santarita.org.br .
– Comprando e usando a camisa, o boné, a gravata, os lenços do Outubro Rosa.
– Iluminando a sua fachada ou a enfeitando com a cor Rosa.
– Participando da Programação principalmente da caminhada que acontecerá no dia 28 de outubro.
– Fazendo os seus exames e estimulando pessoas a fazê-los
– Divulgando a campanha e explicando às pessoas o motivo da iluminação na cidade.