Orquestra Popular da Bahia faz show social no TCA

Música, No Circuito
29 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

Canções do Axé Music ganharão tom de música orquestrada pelas mãos da Orquestra Popular da Bahia (OPB). A banda retorna ao palco de sua estreia, a sala principal do Teatro Castro Alves, para um show especial no dia 6 de setembro (terça-feira), às 20h. Entre os convidados especiais estão os artistas Luiz Caldas, Tuca Fernandes e Ju Moraes. Com apoio do projeto Eu Faço Cultura, o espetáculo musical é dedicado à formação de novas plateias, com distribuição gratuita de mil ingressos a estudantes de escolas públicas, microempreendedores individuais, pessoas de baixa renda e assistidas por ONGs ou programas sociais federais.

Cordas, sopro e percussão se unem em um repertório bastante conhecido pelo público com canções que são verdadeiros hinos da música baiana como ‘É D’oxum’, ‘Baianidade Nagô’, ‘Quando o Ilê passar’, entre outras. “É uma honra para a OPB voltar ao palco do TCA para um show tão especial, apresentando o nosso trabalho a um público novo, que está se familiarizando com o universo cultural de teatros e música orquestrada”, afirma o maestro Reudes Nogueira.

A apresentação contará com participações especiais de artistas consagrados da música da Bahia, entre eles o cantor Tuca Fernandes, com quem a OPB canta ‘Milla’, que virou hit na voz de Netinho, e a sambista Ju Moraes, que acompanha a Orquestra em ‘Swing da Cor’, eternizado por Daniela Mercury. Além deles, a OPB recebe Luiz Caldas para quem presta uma homenagem com a autoral ‘Para Luiz Caldas’ e divide o palco em ‘Fricote’. A abertura do espetáculo fica por conta do poeta e cantador Maviael Melo.

Apoiada pelo Eu Faço Cultura, a iniciativa visa oportunizar o acesso do público que, usualmente, não tem a chance de frequentar teatros e outras atividades culturais. Os beneficiários podem ter acesso gratuito aos produtos culturais apoiados por meio de cadastro próprio ou dos parceiros de distribuição. Maior projeto cultural incentivado por pessoas físicas do país, o Eu Faço Cultura é promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fanae) e Associação dos Profissionais da Caixa Econômica Federal (APCEFS), com patrocínio da Caixa Seguradora, Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) e PAR Corretora e subsídio total pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Orquestra Popular da Bahia

Criada há quatro anos, a Orquestra Popular da Bahia traz como essência a originalidade de executar músicas eternizadas pelo movimento baiano do Axé Music em formato orquestrado. Idealizada pelo maestro e instrumentista Reudes Nogueira, pelo saxofonista e flautista Nerisvaldo Santos (Tukano) e pelo produtor André Pinheiro. Em 2016, a Orquestra Popular da Bahia conquistou o prêmio de Melhor Arranjo no Festival de Música da Educadora e, no ano passado, fez o show de abertura do Festival de Verão Salvador, que fez um tributo aos 30 anos do Axé Music.

SERVIÇO:

Orquestra Popular da Bahia (OPB) – convidados Luiz Caldas, Tuca Fernandes e Ju Moraes

Data: 6 de setembro (terça-feira)

Local: Teatro Castro Alves (sala principal)

Horário: 20h

Ingressos: Gratuito*- ESGOTADO!

*apenas para beneficiários do projeto Eu Faço Cultura