Orquestra Plástica realiza apresentação musical no Polo Cidadania sábado (11)

Música, No Circuito
11 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

Músicos da Orquestra Plástica do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) participam da 10ª edição do Polo Cidadania, na Cidade do Saber, em Camaçari. Neste sábado (dia 11), às 12h, os músicos Airã Santos, Larissa Franco e Luã Almeida realizam uma apresentação especial utilizando instrumentos confeccionados a partir de canos de PVC. O projeto conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, desde seu primeiro ano. Essa será a primeira vez que o violoncelo de plástico será tocado para o grande público.

Em Camaçari, Airã Santos toca a viola e o violino de plástico – primeiros instrumentos confeccionados pela Orquestra Plástica. Larissa Franco estreia o violoncelo de plástico e Luã Almeida faz o acompanhamento no teclado. Todos os jovens são integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia – principal formação musical do NEOJIBA. No repertório, grandes compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos e Luiz Gonzaga.

Todos os instrumentos foram confeccionados no Atelier de Lutheria de Plástico do NEOJIBA, sediado no CESA (Centro Educacional Santo Antônio), em Simões Filho. Estes instrumentos, fabricados com matéria-prima reutilizável, criam condições para que mais crianças e adolescentes tenham acesso à iniciação musical. O plástico garante maior durabilidade ao instrumento em decorrência da resistência à umidade, oferece também maior resistência a impactos físicos e reduz os custos com a manutenção, pois não demanda colagens e ajustes frequentes.

 Sobre a Orquestra Plástica

É um projeto de desenvolvimento e difusão de uma tecnologia social implantado pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) desde 2014. A iniciativa desenvolve instrumentos musicais com canos de PVC e capacita adolescentes e jovens no ofício da lutheria, articulando por meio da música os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o Estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA

SERVIÇO

Demonstração Musical – Orquestra Plástica

Polo da Cidadania

Sábado (11 de novembro), 12h

Cidade do Saber – Camaçari

 

Repertório

Samba Lê Lê

Heitor Villa Lobos

Xote das Meninas

Luiz Gonzaga

Samba de Verão

Marcos & Paulo Sérgio Valle

Andar com Fé

Gilberto Gil

Ilha de Maré

Walmir Lima e Lupa