Orquestra Afrosinfônica e Gerônimo apresentam “Toada Ancestral” neste fim de semana em Camaçari

Música, No Circuito
2 de março de 2015
por Genilson Coutinho

gero

O edital Natura Musical apresenta o projeto “Toada Ancestral” dia 6 de março, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. Idealizado pelo cantor e compositor Gerônimo Santana em parceria com a equipe da Orquestra Afrosinfônica, o espetáculo combina cantos africanos à música erudita e contemporânea produzida no Brasil.

O “Toada Ancestral” foi apresentado pela primeira vez em dezembro de 2014, em Salvador, no Pelourinho. Depois de Camaçari, os músicos seguirão para São Paulo, onde encerram a circulação do projeto. Durante ensaios e intervalos dos shows vem sendo gravado um DVD, cujo objetivo é registrar e difundir a singular pesquisa da cena musical contemporânea brasileira, a partir do encontro destes artistas.

“Esta é uma oportunidade de combinar dois universos de trajetórias artísticas marcadas por polirritmias, a partir de pesquisas das influências africanas e caribenhas. Queremos ampliar e fortalecer o lastro cultural das pessoas”, declarou Gerônimo Santana sobre o projeto. Já o maestro Ubiratan Marques destaca a figura de Gerônimo como o grande charme do ‘Toada Ancestral’: “Dorival Caymmi e Mateus Aleluia foram pioneiros em difundir a cultura afro na música produzida na Bahia. Hoje considero Gerônimo super importante neste cenário. Ele estudou música, tem boa formação acadêmica, e por isso consegue traduzir naturalmente a música afro pro universo erudito”

Patrocinado pela Natura, o “Toada Ancestral” é resultado do edital Natura Musical e do programa estadual FazCultura. A realização é da Fábrica da Palavra, com produção da Sole Produções e apoio da Salamandra Produções.

O show acontece dia 6 de março, às 19h, no Teatro Cidade do Saber (Camaçari), com ingressos a R$2. As entradas podem ser adquiridas no dia do evento, a partir das 17h, na bilheteria do teatro. A classificação é livre.

SERVIÇO

Projeto Toada Ancestral | shows com a Orquestra Afrosinfônica, Gerônimo Santana e banda Monte Serrat
Dia 6 de março, 19h
Teatro Cidade do Saber | Camaçari | BA
Ingressos: R$2 (à venda no dia do evento, a partir das 17h)
Classificação Livre