Organizações nacionais no campo do HIV/Aids se reúnem em Salvador

AIDS em pauta, Notícias
22 de agosto de 2019
por Genilson Coutinho


Será realizado pela primeira vez em Salvador, entre os dias 27 e 29 de agosto, no Hotel Intercity, 2º Encontro Nacional de Projetos Apoiados pelo Fundo Positivo. O evento visa fortalecer iniciativas promovidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) de todo o Brasil no campo do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Serão mais de quinze representantes de projetos aprovados em editais públicos do Fundo Positivo, publicados em 2018 e 2019.

As OSCs convidadas estão atentas ao atual cenário das infecções no Brasil, país da América Latina que mais concentra casos de novas infecções por HIV. 49% das pessoas infectadas, em 2016, eram brasileiras, segundo estimativas mais recentes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). De acordo com os dados do boletim epidemiológico do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DCCI, de 2018, o país tem registrado, anualmente, uma média de 40 mil novos casos de aids nos últimos cinco anos.

Nesta edição, o encontro busca consolidar e ampliar ações de base comunitária no campo da comunicação, para que estas iniciativas possam utilizar as mídias digitais e as rádios comunitárias na divulgação dos materiais educativos de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Serão três dias de palestras, dinâmicas, programações culturais e oficinas organizadas pela OSC Criar Brasil.

Fundo Positivo

Organização criada em 2014 com a missão de mobilizar recursos para financiar projetos sociais das OSCs que trabalham no campo do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Ao todo, 70 OSCs vêm sendo beneficiadas em todas as regiões do Brasil, trabalhando informações sobre prevenção do HIV/aids, diversidade e inclusão social, promoção da defesa dos direitos e saúde sexual e reprodutiva e redução das desigualdades em saúde.