Opinião: O Segredo de Brokeback

Sem categoria
23 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


Essa semana escrevo sobre um filme super famoso que ganhou 3 Oscars em 2006 e, de certa forma, é um filme marcante – O Segredo de Brokeback Mountain. Conhece? Claro, né!? Se já viu, o que acha? Leia o texto e interaja.

O SEGREDO DO SEGREDO

Acredite. Até 2012 eu não havia visto este filme completo. Apesar de até já ter passado na TV e ter visto vários lances, nunca me interessou muito porque ele foi muito aclamado e aí fiquei com um ‘pé atrás’, mas feliz por saber que um filme com uma história de amor entre dois homens foi ‘bem aceita’ pela Academia do Oscar. Levou três prêmios: Roteiro adaptado, Direção e Trilha sonora. Foi até indicado como Melhor Filme, mas perdeu para Crash – no limite.

O Segredo de Brokeback Mountain conta a história de dois cowboys que vão trabalhar juntos cuidando de ovelhas no verão de 1963 e não resistem um ao outro. Logo o estilo ‘casca grossa’ vai se desfazendo e se envolvem sexualmente e acham que o que aconteceu ali vai permanecer e morrer ali. O tempo vai passando e quatro anos depois eles se reencontram e passam a se ver com frequência; os dois se apaixonam e vivem um romance secreto por anos e anos. Apesar do romance, eles são muito diferentes e essas diferenças vão ficando cada vez mais evidentes no momento em que cada um começa a construir suas famílias paralelas. Cada um com sua história e seu drama particular de não assumir a homossexualidade numa sociedade completamente preconceituosa. E assim a sequencia vai seguindo, seguindo…

O filme é uma adaptação do conto Brokeback Mountain, escrito por Annie Proulx e os personagens principais são interpretados por Heath Ledger (que morreu há 05 anos por overdose) e Jake Gyllenhaal. O filme ainda conta com a participação de Michelle Williams e Anne Hathaway – que está apagadinha neste filme, apesar de adorá-la como atriz. Aliás, todas as atuações são apagadinhas; não há grande destaque.

Considero um filme fraco e engessado – sem emoção que até dá sono. Mas todo o clima escolhido favorece isso; fotografia (apesar de excelente), locações, trilha sonora e diálogos. Tudo muito quadrado, porém isso serve para desconstruir o estereótipo gay e talvez, o segredo do filme esteja exatamente neste ‘quadradismo’.


Com direção de Ang Lee (de O Tigre e o Dragão e o mais recente As aventuras de Pi), O Segredo de Brokeback Mountain é um drama gay, mas não é um filme gay – como muitos falam; apenas conta a história de amor entre dois homens. Mas… Existem filmes gays? O que é um filme gay? O que você acha? Assista-o sem rótulos e pronto.

O Segredo de Brokeback Mountain (2005) por George Araújo
Apaixonado por cinema, trabalha na área de marketing, criação gráfica, mídias sociais e é idealizador do BlogayrosCamp. twitter: @geoaraujos
Publicitário e Pós graduando em Marketing e Branding pela Unifacs.