Onu realiza oficina para fortalecer atuação de mulheres com HIV/AIDS no Brasil

Sem categoria
1 de julho de 2011
por Genilson Coutinho

Nos dias 4 e 8 de julho, 35 mulheres portadoras de HIV/AIDS, moradoras de nove estados da região Nordeste do Brasil, participarão da segunda oficina do projeto “Saber para reagir em língua portuguesa”, realizado pelo Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS VIH/SIDA (UNAIDS/ONUSIDA), no Grande Hotel, na Barra, em Salvador. A mesma atividade ocorrerá em outras datas, até o final deste ano, nas outras regiões brasileiras e na África, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O evento que tem o intuito de fortalecer as capacidades de atuação de mais de 150 mulheres nesses seis países e promover intercâmbio de experiências e mobilização conjunta, possibilitará uma melhor prática do ativismo e da participação cidadã em direitos humanos, gênero, advocacy e controle social das políticas públicas locais. Ou seja, contribuirá para à redução da inequidade de gênero e à ampliação e melhoria do acesso de mulheres vivendo com HIV‐VIH a serviços de prevenção, tratamento, entre outros.
“O engajamento do movimento social foi essencial para os resultados alcançados pela resposta brasileira à epidemia de AIDS. Reforçar capacidades de mulheres vivendo com HIV/VIH agrega resultados positivos na melhoria dos serviços de saúde e no combate ao estigma e à discriminação”, destacou Eduardo Barbosa, Diretor Adjunto do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
Uma discussão com gestores da Bahia está prevista para 7 de julho, para estabelecer agendas comuns para o enfrentamento da epidemia. Para Pedro Chequer, Coordenador do UNAIDS/ONUSIDA no Brasil, esta iniciativa criará espaços de intercâmbio de conhecimentos e práticas que permitirão o empoderamento de mulheres e fortalecerão a resposta à AIDS e a promoção da equidade de gênero nos países parceiros.
Apoio
O projeto é realizado pelo Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), em atividade integrada com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS VIH/SIDA (UNAIDS / ONUSIDA), a German Backup Initiative da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU‐Mulheres), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO).

A atividade conta ainda com a parceria dos Países Membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Serviço
Segunda oficina do projeto “Saber para Reagir”
Data: 4 a 8 de julho, no Grande Hotel da Barra
Local: Rua Forte São Diogo, Barra, Salvador/BA.
Abertura: 04 de julho às 8h30
Contato: UNAIDS Brasil | Jacqueline Côrtes
Tel. (+55) 61 3038 9221 | cortesj@unaids.org