OMO convoca recall de brincadeiras que reforçam clichês de gênero

Comportamento, Social
11 de outubro de 2017
por Genilson Coutinho

A OMO lançou um “comunicado urgente” para pais e mães. Em sua página do Facebook a marca convocou todos aqueles que tem filhos “a fazerem recall de todas as brincadeiras que reforcem clichês sobre gênero. Afinal “meninas podem, sim, se divertir com minicozinha, miniaspirador e minilavanderia, mas também podem ter acesso a fantasias de super-heróis, carrinhos velozes e dinossauros assustadores. E meninos também devem ter toda a liberdade para brincar de casinha, trocar fraldas de bonecas e ter uma incrível coleção de panelinhas”.

A postagem ainda completa: “Porque mais importante do que o brinquedo é a brincadeira, a participação dos pais nesse processo e os momentos que vão marcar a vida delas para sempre”.

Diante das 277 mil visualizações, o post teve 2.200 reações, a maioria positiva. Ainda assim, 161 delas foram “Grr”. Confira alguns dos comentários.

O conteúdo faz parte da campanha #momentosquemarcam. Entre os posts, a empresa pede que internautas participem enviando seus próprios registros.

Se por um lado, a campanha mostra o quão necessário é abordar o assunto, por outro mostra que ainda há muita desinformação e preconceito sobre o tema. O que, por sua vez, indica que o papel da comunicação deve ser, antes de tudo, resiliente, didático e instrutivo.