Olimpíadas de Tóquio batem recorde de atletas LGBTQ+ na história; Brasil tem 16 esportistas

Genilson Coutinho,
26/07/2021 | 13h07
Crédito: Divulgação/CBV

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 entraram para a história como as Olimpíadas da pandemia, mas também como da diversidade e de defesa de igualdade de gênero. E esta edição já é mais diversa do que as últimas duas juntas (2012, em Londres, e 2016, no Rio de Janeiro).
O site OutSports fez um levantamento que indica que, neste ano, são, pelo menos, 160 atletas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer e não binários assumidos. Os dois últimos Jogos juntos somavam 79.

Um desses atletas é o jogador de vôlei Douglas Souza, que se tornou um fenômeno nas redes sociais. Em postagens bem-humoradas, o atleta de 25 anos mostra bastidores dos Jogos que estão sendo realizados em meio à pandemia.
Outra atleta que representa a sigla LGBTQIA+ é Laurel Hubbard, do levantamento de peso. Ela é da Nova Zelândia e tem 43 anos. Essa é a primeira vez na história que os jogos têm uma atleta trans.
O Brasil está entre os cinco países com mais atletas LGBTQIA+. Ao todo, são, pelo menos, 15 atletas: Marta da Silva (futebol), Andressa Alves (futebol), Bárbara Barbosa (futebol), Formiga (futebol), Letícia Izidoro (futebol), Aline Reis (futebol), Debinha (futebol), Izabela da Silva (atletismo/disco), Babi Arenhart (handebol), Isadora Cerullo (rúgbi), Silvana Lima (surfe), Ana Marcela Cunha (natação), Ana Carolina (vôlei), Carol Gattaz (vôlei) e Douglas Souza (vôlei)

A reportagem do OutSports listou todos os 163 atletas declaradamente gays nos Jogos Olímpicos de Tóquio. De acordo com o site Guia Gay São Paulo, são 16 esportistas brasileiros na lista, mas somente Douglas Souza atua em esportes masculinos:

Babi Arenhart (Handebol feminino)
Isadora Cerullo (Rúgbi feminino)
Izabela da Silva (Arremesso de disco)
Andressa Alves (Futebol feminino)
Bárbara Barbosa (Futebol feminino)
Marta (Futebol feminino)
Formiga (Futebol feminino)
Letícia Izidoro (Futebol feminino)
Aline Reis (Futebol feminino)
Debinha (Futebol feminino)
Ana Marcela Cunha (Natação feminina)
Ana Carolina (Vôlei feminino)
Carol Gattaz (Vôlei feminino)
Gabi (Vôlei feminino)
Douglas Souza (Vôlei masculino)
Silvana Lima (Surfe)