Música

No Circuito

Oito cantoras da nova música brasileira se apresentam no Festival Sangue Novo em outubro

Redação,
28/09/2022 | 21h09
(Foto: Divulgação)

Com um terceiro dia de programação anunciado, o Festival Sangue Novo chega à quarta edição trazendo ao seu palco oito cantoras da nova música baiana e brasileira. O evento que tem datas marcadas para os dias 21, 22 e 23 de outubro recebeu, há um mês, o Selo Equal, da Women ‘s Music Event (WME), por incentivar a equidade de gênero na indústria musical. A data mais recente, com ingressos ainda à venda, leva Marina Sena e Rachel Reis no line-up.

A diversidade sempre foi um dos pontos orientadores do festival desde sua primeira edição, em 2015, trazendo para o público soteropolitano a mescla entre artistas locais e nomes emergentes na cena nacional. Sob a curadoria de Fernanda Bezerra e da Maré Produções, a primeira edição pós-pandemia ganha protagonismo feminino, trazendo representatividade com cantoras que mesclam diferentes ritmos e exaltam a experiência da mulher em sua vida afetiva, subjetiva e social. 

Representantes baianas no festival, Melly, Rachel Reis, Sued Nunes e Luedji Luna trazem em suas canções estilos musicais como R&B, MPB, soul, arrocha, pagode, jazz e blues. De fora, os talentos das mineiras Marina Sena e Urias, da paulista MC Tha e da carioca Letrux somaram pop, funk e alternativo. Em suas letras, essas cantoras exploram temáticas como religiosidade, ancestralidade, além de lutas raciais e questões pró-comunidade lgbtqia +. 

Com essas atrações, o Festival Sangue Novo busca diminuir o abismo entre participações femininas e masculinas no mercado musical nacional, que costuma priorizar homens no line-up. Desta maneira, o evento colabora ao conferir visibilidade às artistas e suas pautas neste meio da indústria fonográfica.

(Foto: Divulgação)

Selo IGUAL

O Selo IGUAL é uma iniciativa da Women’s Music Event (WME) que tem como objetivo gerar equidade de gênero nos line-ups de festas, festivais, clubes e casas de shows pelo país. Na certificação, eventos musicais são incentivados a ter pelo menos metade da equipe composta por mulheres – cis, não-binárias ou trans – seja na área artística e produção.

A iniciativa foi idealizada por Claudia Assef e Monique Dardenne e é inspirada na Keychange, selo global de equidade na música.  A lista completa do IGUAL será anunciada em 16 de dezembro, no WME Awards by Music2!, prêmio de música dedicado às mulheres, transmitido ao vivo pelo canal TNT.

Festival Sangue Novo 

O Festival Sangue Novo surgiu a partir de um programa da rádio baiana GFM (90.1) e acontece desde 2015 em Salvador. O evento apresenta os novos talentos da cena musical nacional. Esta 4ª edição é uma realização da Maré Produções Culturais, apresentado pelo ESTADO DA BAHA, com patrocínio da COCA-COLA e BECKS, por meio da Lei Nº 7.015/1996. Conta com o apoio da GFM, Uninassau e Smirnoff Infusions.

A marca Coca-Cola está presente mais uma vez no festival, com patrocínio da Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do sistema. Em sua 4°edição o evento contará com as marcas Coca Cola e Coca Cola sem açúcar como os refrigerantes oficiais do evento.

“Para nós, o movimento de aproximação com nossa região passa não só por estratégias comerciais, mas também na busca por estar presente e fazer a diferença na vida das pessoas dos estados onde atuamos. O patrocínio do Festival Sangue Novo vem para reforçar esse nosso movimento, refletindo toda a potência criativa da música brasileira contemporânea”, destaca Natasha Castro, coordenadora de Marketing da Solar Coca-Cola.

SERVIÇO

Festival Sangue Novo — Ano IV

Quando: De 21 a 23 de outubro

Onde: Trapiche Barnabé, Salvador-BA

Ingressos: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira).

Vendas: pelo SymplaRestam apenas 20% do total de ingressos.

Censura: 18 anos

Programação:
Dia 21, às 19h: Marina Sena, Rachel Reis e Sued Nunes
Dia 22, às 17h: Melly, Lamparina, Luedji Luna e Letrux
Dia 23, às 16h: Virus Carinho, Urias, Bk’ e Mc Tha.