Oficinas ensinam práticas dissidentes no campo das artes e do comportamento

Notícias
2 de maio de 2017
por Genilson Coutinho

Malayka SN presença confirma no evento/ Foto: Arquivo pessoal /Malayka

A Mostra CUS 10 anos tem como eixo discutir outras formas de ativismo em gênero e sexualidade, com atenção às estratégias adotadas pelo grupo de pesquisa e por outros ativistas no debate sobre as diferenças sexuais e de gênero. O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2017 com talk shows, exibição de filme, teatro, performances, lançamentos de livros.

A realização da mostra é do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade, o CUS, que completa uma década de atuação. O evento é uma parceria com o Goethe-Institut Salvador e tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do edital de Culturas Identitárias.

Serão oferecidas três oficinas durante a mostra com inscrição gratuita, mas vagas limitadas. As inscrições acontecem diretamente no local do evento por ordem de chegada.

Introdução ao bondage

A oficina tem como objetivo apresentar as bases teóricas do bondage e realizar uma incursão pela prática através de técnicas de amarração e imobilização. A oficina, além de tratar dos aspectos de segurança requeridos pelo bondage, trará uma iniciação em nós e combinações com cordas. As pessoas participantes devem estar trajadas com roupas justas, usadas para fazer exercícios, e levar sua própria corda (algodão, cânhamo, juta) de 7 a 10 metros. As pessoas devem estar totalmente dispostas a participar da parte prática da oficina, adotando os seus papeis desejados (dominadoras, submissas e/ou switchers). Lady Shi é domme, interessada em sadismo, shibari e bondage – com atenção especial para as táticas de suspensão. Descobriu o bondage junto ao estudo mais profundo do estilo de vida BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo).

16 vagas disponíveis.

Facilitadoras: Lady Shi e Tiago Sant’Ana.

Invasões dissidentes: performances autobiográficas nas fissuras da urbe soteropolitana

Uma invasão de bichas bruxas, valentes trans, sapatãs mutantes e toda a sorte de dissidências rastejantes em sua decadência gozosa, ocupando com as suas histórias (modificadas, ficcionalizadas e reinventadas) os arredores do Instituto Goethe no Centro de Salvador. Essa oficina é um chamado ao encontro e a celebração de nossos corpos em presença multiplasmática. Voltada para artistas de todas as áreas, ou não artistas – todxs possuídxs de rebeldia. Exploraremos os limites entre arte e vida, público e privado, autobiografia e ficção e a potência da criação em performance de forma a tomarmos a urbe, suas vielas, brechas, becos e praças com a nossa existência cambiante e devoradora. A oficina será dividida em dois momentos: um primeiro ciclo, onde será proposto um experimento alquímico de criação entre xs participantes/criadorxs e daremos atenção à percepção e experimentação físico-energética do potencial criativo de nossos corpos em festa. E um segundo ciclo, quando sairemos às ruas e jogaremos com a cidade em busca de suas linhas de fuga, possibilidades de reterritorialização, ocupação e reinvenção da urbe através de nossas presenças, outrora dispensadas e silenciadas pela naturalização da cisheteronormatividade cristã e branca no espaço público. É desejável que participantes levem figurinos, montarias, maquiagens, playlist com músicas, histórias, vivências, entorpecentes; bebidinhas e comidas são bem-vindas para o compartilhamento entre os participantes durante nosso experimento.

15 vagas disponíveis

Faciltador(x): Stéfano Belo

Oficina de Monxtração

MONSXTRAÇÃO é um workshop de processo criativo que tem como objetivo abordar as experiências de desconstrução de gênero vivenciadas pelos artistas visuais/performers Malayka SN e Nina Codorna na cena LGBT/Queer. Ao mesmo tempo em que o processo criativo é elaborado e vivenciado junto com os participantes, eles irão imergir na arte da montação. O resultado final é documentado através de técnicas de iluminação e fotografia criadas pelas próprias artistas.

08 vagas disponíveis

Facilitadorxs: Malayka SN e Nina Codorna

Inscrições

As inscrições para as oficinas são feitas por e-mail através do oficinas.mostracus10anos@gmail.com. X interessadx precisa colocar nome da oficina na linha de assunto do e-mail. Enviar nome completo e algum documento de identificação para controle de inscrições.

VAGAS LIMITADAS

Programação

20/05 (sábado) – Teatro do Goethe-Institut

13h – Oficinas

Introdução ao bondage – Lady Shi e Tiago Sant’Ana

Invasões dissidentes (Oficina de performance e situacionismo) – Stéfano Belo

Oficina de MonxtraçãoMalayka SN e Nina Codorna

Acesse o link para fotografias em alta resolução e press kit completo: https://goo.gl/l8bIf2

SERVIÇO

O quê: Mostra CuS 10 anos – Oficinas

Quando: 20 de maio de 2017 – a partir das 13h

Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia – Corredor da Vitória

Mais informações para a imprensa

Twitter: @cusBahia

Facebook: www.facebook.com/grupocusbahia

www.politicasdocus.com