Oficina gratuita de teatro tem inscrições abertas até 6 de setembro

No Circuito, Teatro
5 de setembro de 2017
por Genilson Coutinho
Até o dia 6 de setembro, o projeto “Dramas e Comédias – Oficina, Pesquisa e Encenação” está com inscrições abertas para oficina voltada para atores, pesquisadores e estudantes de Madre de Deus e Baía de Todos os Santos. Realizada pelos premiados diretores teatrais Claudio Machado e Jarbas Bittencourt, a oficina vai selecionar 20 candidatos que vivenciarão um processo de pesquisa e criação teatral inspirados nos pequenos musicais, popularmente chamados de “Dramas ou Comédias”, antes encenados pela populaçao local e da região.
Os interessados poderão solicitar ficha de inscrição pelo endereço: dramasecomedias@gmail.com. A Oficina será oferecida para jovens e adultos, havendo espaço para diferentes habilidades artísticas como música, criação de figurinos e adereços, escrita, cenografia, entre outros. O resultado da seleção será divulgado dia 07 de setembro no blog do projeto, nas redes sociais e por e-mail. Os encontros acontecerão na Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro, em Madre de Deus.
O projeto objetiva a construção de um espetáculo, partindo de entrevistas, memórias e visitas às localidades da Baía de Todos os Santos. O processo durará integralmente quatro meses, com três encontros semanais, envolvendo aulas, processo de pesquisa e ensaios. O resultado final do processo será a circulaçao do espetáculo, que percorrerá as ruas das cidades de Madre de Deus, Salvador, Ilha de Maria Guarda, Ilha da Paty, Bom Jesus dos Passos e Ilha das Fontes.
A expectativa é proporcionar uma formação artística para jovens e adultos, bem como garantir a chegada de um espetáculo teatral, a ilhas que pouco receberam peças – além de poder ver e reconhecer sua história por meio da arte e cultura. A vivência artística beberá nas bases do teatro popular e musical, buscando aproximações e mergulhos na estética na história do teatro brasileiro.
O projeto Dramas e Comédias é viabilizado por meio do Edital Setorial de Teatro 2016, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
Serviço
Oficina Dramas e Comédias
Inscrições até: 06 de setembro, através do email dramasecomedias@gmail.com
Onde: Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro, Madre de Deus.
Período: 08/09 (sexta-feira), das 18h às 22h;
09/09 (sábado) e 10/09 (domingo), das 09 às 13h;
15/09 (sexta-feira), das 18h às 22h;
16/09 (sábado) e 17/09 (domingo), das 09 às 13h.