Oficina de Camareira Para Teatro e Cinema

Sem categoria
9 de janeiro de 2012
por Genilson Coutinho

Instituição artístico-cultural, o Acervo de Figurino Boca de Cena foi criado há mais de 20 anos para atender o campo da arte teatral na Bahia.

Com um rico montante em peças de diverso valor material e imaterial, o Acervo tem conseguido preencher uma lacuna na área das artes e da cultura, apresentando ao público mais de 10.000 figurinos, acessórios e elementos cênicos.

Ele reúne peças que vão do traje regional ao clássico, do popular ao religioso, do festivo ao típico, do objeto individual ao estético-estrutural, está disponibilizado numa área que permite conservação e catalogação, além do desenvolvimento de um trabalho especializado que visa formar e aperfeiçoar profissionais que atuam ou pretendem atuar no mercado das artes.

 

Em Junho de 2007, a convite da Bahia Film Commission, o Acervo Boca de Cena passa a funcionar no Forte do Barbalho, integrando-se assim ao Pólo Cinematográfico Baiano.

Desde então tem apoiado inúmeras Produções Teatrais e Áudio-visual, alem de realizar Oficinas de Figurino, Oficina de Maquiagem e Caracterização, Oficina de Adereços, Oficina de Camareira e Oficina de Conservação de Acervo. Todas gratuitamente para a comunidade do bairro e pessoas interessadas pela Arte do Teatro e do Cinema. A proposta é socializar o conhecimento, inclusive com um programa de inclusão, através das oficinas.

Neste ano de 2012, O Acervo estará dando início a esta programação, com a Oficina deCamareira para Teatro e Cinema, que ocorrerá agora no mês de Janeiro, com o apoio de FUNCEB…

 

Em:

Abril – Oficina de Adereços para Teatro e Cinema.

Junho – Oficina de Figurino para Teatro e Cinema.

Agosto – Oficina de Maquiagem para Teatro e Cinema.

Outubro – Oficina de Conservação de Acervo.

 

O Acervo Boca de Cena é um pólo de dinamização cultural que, a partir de realizações e participações em apresentações, montagens cenográficas, ensaios de figurino e maquiagem, oficinas e produção de objetos tem escrito mais uma página da história do trabalho nas artes cênicas e visuais da Bahia.