Literatura

No Circuito

Obra de Shakespeare é foco de seminário realizado pelo Coletivo DUO de 18 a 22 de setembro

Genilson Coutinho,
18/09/2023 | 18h09

Malu Fontes – Foto: Divulgação


Encontros dramatúrgicos e ampliados integram projeto MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania, que trará como resultado final espetáculo homônimo

Em 2023, o Coletivo Duo Teatro está em intensa criação cênica. No primeiro semestre, em comemoração aos 13 anos, circulou pela Bahia apresentando espetáculos do repertório e, em concomitância, já estava em pesquisa e montagem da mais nova e décima peça do grupo com estreia prevista para outubro, MacbethRicardo III – Um Tratado de Vilania, com os atores Saulus Castro e Antonio Fabio.

Sobreira

Antes de trazer à cena o encontro fictício de Macbeth e Ricardo III, personagens shakespeariana obscuras e com sede de poder, o Duo realiza de 18 a 22 de setembro, no Teatro Gamboa, o Seminário MacbethRicardo III – Um Tratado de Vilania, que terá Encontros Dramatúrgicos e bate-papos de Percepções Ampliadas a respeito de temáticas pulsantes nas obras que dão origem ao novo espetáculo. Todas as mesas de diálogos ocorrerão no turno matutino.

A proposta do ciclo de debates é aliar as questões contemporâneas deste espaço-tempo com a dramaturgia de William Shakespeare, ĺ do poder. Para isso, foram convidados pesquisadores de diversas áreas – Teatro, Letras, Comunicação, Psicologia e Filosofia. O evento – que é totalmente gratuito – tem como convidada especial de abertura no dia 18 de setembro a escritora e dramaturga baiana Cleise Mendes, que atuou como docente na Escola de Letras e Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que realizará palestra acerca da obra Macbeth. Logo após, a professora da Universidade Federal do Paraná, Liana Leão, trará algumas abordagens a partir de montagens estrangeiras.

No dia seguinte, 19 de setembro, ocorre mais um encontro dramatúrgico, tendo como foco uma análise da obra de Ricardo III, com o professor de teatro Paulo Henrique Alcântara (UFBA), também dramaturgo e com trabalhos renomados como “Sublime é a Noite” (2021) e “Maldita Seja” (2022) e mais uma vez com a professora Liana Leão. Já na quarta-feira, 20 de setembro, ocorre a primeira etapa de percepções ampliadas, com o psicólogo Marcelo Castro Bomfim.

Há algum tempo, ouvimos o seguinte diálogo: um personagem diz “… num grande acordo nacional”, o outro responde “Com o Supremo, com tudo”. A manutenção do poder perpassa pela manipulação das estruturas governamentais e, para embelezar a mentira, a detenção dos meios de comunicação, fake news. Temáticas que estão nas obras de Shakespeare e serão debatidas no encontro de percepções ampliadas sobre Poder e Mídia com os comunicólogos Sérgio Sobreira e Malu Fontes, docentes na Faculdade de Comunicação da UFBA, na Quinta-feira (21/09).

O último encontro é dia 22 de Setembro, com foco numa análise mais filosófica das obras e temáticas que elas abarcam, com Rodrigo Araújo, doutor em filosofia pela UFBA e professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Esse ciclo de debates integra o projeto MacbethRicardoIII: um tratado de vilania, aprovado no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, do Fundo Nacional de Artes (Funarte), através do Ministério da Cultura.

Montagem
O projeto se encerra com a temporada em outubro do espetáculo “MacbethRicardoIII: um tratado de vilania”, que tem como mote a exposição e crítica acerca das estruturas de poder macropolíticas. Um encontro fictício proposto pela dramaturgia inédita de Paulo Atto e dirigido por Rino de Carvalho. “Recorremos às duas obras de William Shakespeare, Macbeth e Ricardo III, as quais trazem dois dos mais importantes e contundentes reis que, por meios diversos, fazem de tudo para chegar ao trono. Personagens de tempos e espaços completamente diferentes. Um improvável encontro em um aparente não-lugar.”, conta Saulus Castro.

Toda história social é uma história de conquista e perpetuação do poder; seja numa ilha britânica ou num país continental como o Brasil, com diversos interesses e poderes em jogo. É neste sentido que, por meio de dois dos personagens mais icônicos de Shakespeare, Macbeth e Ricardo III, o DUO propõe este encontro de poderes para expor nuances daquilo que rege uma sociedade. Quando estes dois poderes se encontram, o que norteia suas ações?

Programação
18 de setembro
10:00h: Coffee Break Receptivo (Coletivo Duo)
10:30 às 11:30 palestra Um Certo Macbeth – Profª Drª. Cleise Mendes
11:30h às 12:30h palestra com a Profª. Liana Leão (UFPR)
12:30h às 13h: bate-papo

19 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação da palestrante (Coletivo Duo)
9:30h palestra com Profª Liana Leão (UFPR)
10:20h: Coffee break
10:30h: palestra Um certo Ricardo III – Profª Pós Drª. Paulo Henrique Alcântara (UFBA)
11:30h: Bate-Papo

20 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação da palestrante (Coletivo Duo)
9:30h: Palestra Psicologia – O “ser” em cena: atualidade do pensamento de Shakespeare – Marcelo Castro Bomfim (Psicólogo)
10:30h: Coffee break
10:50h – 11:30h: bate-papo
11:50h: encerramento

21 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação das palestrantes (Coletivo Duo)
9:30h: palestra Comunicação (Poder e Mídia) – Profs. Sérgio Sobreira e Malu Fontes (UFBA)
11h: Coffee break
11:20h: abertura para perguntas
11:50h: encerramento

22 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação da palestrante (Coletivo Duo)
9:30h: palestra Filosofia – Mito, poder e Melancolia: o que pensa Walter Benjamin – Profª Drª. Rodrigo Araújo
10:30h: Coffee break
10:50h: abertura para perguntas
11:50h: encerramento