O teatro invadindo a cidade é o titulo do livro do ator Marcelo Sousa Brito que será lançado Coletivo EDUFBA

Sem categoria
26 de março de 2013
por Genilson Coutinho

De autoria de Marcelo Sousa Brito, O teatro invadindo a cidade é uma das obras que integra o Lançamento Coletivo EDUFBA do mês de Abril. A ser realizado no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM – UFBA) no dia 02 de abril, das 17h30 às 20h30, o evento dá continuidade à comemoração dos 20 anos da Editora. Além da tradicional sessão de autógrafos, o público também poderá interagir com autores e organizadores durante uma mesa-redonda.

  A obra, que trata das experiências promovidas pelo ator e diretor de teatro em Itambé (BA), é resultado da pesquisa de campo realizada para sua dissertação de mestrado – defendida no Programa de Pós-Graduaçãoem Artes Cênicasda UFBA. Utilizando-se de recursos da geografia, da fenomenologia e da dramaturgia, Brito desenvolveu ações cênicas com a participação dos moradores, ocupando os espaços públicos da cidade.

            O ponto de partida foi a realização de entrevistas com os habitantes de Itambé sobre suas relações afetivas com os diferentes lugares da cidade. O material obtido também serviu de base para a escrita coletiva de um texto final, A cidade sou eu, que se encontra no livro como anexo e foi encenado em um casarão histórico localizado na Praça da Igreja Matriz em 2010.

            Na obra, dividida em três capítulos, Brito discorre sobre os métodos utilizados para engajar e conscientizar os moradores de Itambé acerca de questões relacionadas com a cidade e com a arte, sobre as oficinas e exercícios teatrais desenvolvidos para transformar seus próprios depoimentos nos textos das ações cênicas, bem como sobre a mobilização da população em torno dessas ações. O livro apresenta ainda fotos e mapas que ilustram como e onde as ações ocorreram.

 

Serviço

O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Abril de 2013

Quando: 02 de abril, terça-feira, das 17h30 às 20h30

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação – UFBA (Campus Ondina, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina – Salvador, Bahia)

Quanto: entrada gratuita

 

Informações sobre este livro

ISBN: 978-85-232-1012-0

Área: Artes cênicas

Ano: 2012

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 189 p.

Preço de lançamento: R$ 25,00