‘O Sumiço da Santa’, com direção Fernando guerreiros estreia dia 14 de setembro no tetaro Acbeu

Sem categoria
10 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho


Estreia no dia 14 de setembro a primeira adaptação para o teatro do livro ‘O Sumiço da Santa’, obra do escritor baiano Jorge Amado publicada pela primeira vez em 1988.
A adaptação, que foi feita pelos dramaturgos Gil Vicente Tavares e Cláudio Simões e cuja direção é assinada por Fernando Guerreiro, vem se juntar às comemorações oficiais pelo centenário do escritor.

“O Sumiço da Santa” relata os transtornos pelos quais passa a cidade de Salvador depois do sumiço de uma imagem de Santa Bárbara vinda de Santo Amaro para uma exposição de arte sacra. A história se passa durante a ditadura militar e reúne religiosidade e política num só texto, permeado por um realismo fantástico e bastante humor, com aquele toque de crônica do cotidiano soteropolitano de Jorge.
O elenco foi escolhido de acordo com o perfil dos personagens e, claro, visando a qualidade técnica. Andrea Elia (‘As Velhas’) interpreta Adalgisa, a tia da Manela de Ana Cecília Costa (‘Cordel Encantado’), que volta aos palcos baianos depois de 20 anos. Ângelo Flavio (‘Quincas Berro d’Água’) é o padre Abelardo, um comunista envolvido na luta pela terra; o organizador da exposição de arte sacra é Dom Maximiliano, vivido por Marcelo Praddo (‘Boca de Ouro’). Agnaldo Lopes (‘À Beira do Caminho’) representa o delegado, enquanto Marinho Gonçalves (‘Alugo minha Língua’) interpreta o malandro Danilo. Também estão no elenco Victor Kizza, Denise Correia, Mariana Borges e Deilton José. Completam a escalação Uilian dos Santos, Mariana Passos e Laís Lopes.

‘O Sumiço da Santa’
A partir de 14 de setembro, de sexta a domingo, 20h
Teatro Acbeu [Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória. Tel.: 3344.4423]
Quanto: R$30 e R$15 [meia-entrada]