“O Regime Militar e a MPB” é tema de curso dias 31 de março e 01 de abril

Sem categoria
27 de março de 2014
por Genilson Coutinho

“O Regime Militar e a Música Popular Brasileira” é tema de mini-curso que será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, sob a coordenação do professor Luiz Américo Lisboa Jr.

O objetivo da proposta é compreender o período da ditadura militar no Brasil, utilizando a música popular como fonte de informação, contextualização, além de reconhecer sua importância no processo de luta e resistência rumo a redemocratização do país.

De acordo com o professor Luiz Américo, serão identificados os principais fatos sociais, históricos, políticos e culturais através da música popular, bem como seus compositores e intérpretes mais representativos no período do regime.

O trabalho será realizado em dois módulos, cada um, com carga horária de três horas. Inicia-se em 1964 e estende-se até 1974, compreendendo os governos Castelo Branco, Costa e Silva, Junta Militar, Médici, considerado o período mais radical da ditadura. O segundo módulo irá de 1975 a 1985 abrangendo os governos Geisel e Figueiredo, abertura política, o movimento das Diretas Já, a eleição e morte de Tancredo Neves.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail ighbahia@gmail.com – mais informações no tel. 71 3329 4463 e www.ighb.org.br