O filme Depois da Chuva é selecionado para Festival de Cinema Independente de Buenos Aires

Sem categoria
4 de abril de 2013
por Genilson Coutinho


O longa-metragem “Depois da Chuva”, totalmente filmado em Salvador e dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, foi selecionado para a mostra “Work in Progress (WIP)” do Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici). A WIP reúne filmes ainda não finalizados, obras em diferentes fases de produção realizadas em vários países da América Latina. Em sua 15ª edição, o Bafici, um dos mais importantes festivais dedicados ao cinema independente do mundo, acontece os dias 10 a 21 de abril, na capital argentina.

A dupla de cineastas comemora participar de um festival tão importante dentro do cenário independente e vê na exibição um momento para entender mais sobre a interação com a obra. “Depois da Chuva ainda não está pronto, mas no Bafici poderemos entender como ele vai ser recebido pelas pessoas de fora do país”, afirma Marília Hughes.

Primeiro longa da dupla, que já realizou seis curtas, “Depois da Chuva” está em processo final de montagem e edição de som, e tem como protagonista o adolescente Caio (Pedro Maia). A ação se passa em 1984, ano marcado pela transição política no Brasil. É em meio à expectativa da população com o movimento Diretas Já, que Caio, jovem de espírito libertário, convive com os anseios por liberdade, em casa e nas ruas, e descobre o primeiro amor.

Este ano, o Bafici terá o produtor, curador e crítico de cinema Marco Müller como presidente do júri. Ex-diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça), Müller dirigiu o Festival de Veneza por oito anos e atualmente está à frente do Festival de Cinema de Roma. Pela primeira vez, o Bafici fará exibições gratuitas ao ar livre, no Anfiteatro Parque Centenário, ampliando o público dos filmes exibidos no evento.

O objetivo da WIP é descobrir novos filmes e realizadores e torná-los conhecidos para programadores e curadores do mundo todo, em sessões fechadas. Ainda dentro da WIP, acontecerão encontros com produtores e distribuidores da Europa e dos EUA.
Foto:
Agnes-Cajaíba