Núcleo de estudos da Uneb comemora 10 anos com encontro de pesquisadores sobre Corpo, Gênero e Sexualidade

Sem categoria
19 de março de 2013
por Genilson Coutinho

Nesse mês que se comemora o dia internacional da Mulher, o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade comemora os seus 10 anos de existência de intensas atividades acadêmicas, as quais contribuíram para a consolidação desse campo científico no interior da Universidade do Estado da Bahia e na região Nordeste.

Para comemorarmos a aprovação do projeto de criação do NUGSEX-Diadorim pelo Conselho Universitário (CU) e pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), como órgão suplementar,o núcleo realizará o II Encontro de pesquisadores da UNEB, no auditório do departamento de Educação, campus I, nos dias 27 e 28 de março de 2013.

O objetivo do evento é congregar pesquisadores desse campo científico, especificamente de contribuir para a construção do programa de pós-graduação, que será ofertado pelo NUGSEX-DIADORIM/UNEB na modalidade latu sensu (especialização) e strictu sensu (mestrado e doutorado) em breve. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa DIADORIM, cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), e convocamos os pesquisadores a encaminharem seus resumos (15 linhas) como forma de inscrição nesse importante evento, no período de 05 a 22 de março.

Esses resumos poderão referir-se às atividades de pesquisa, ensino e/ou extensão universitária. Todos terão a oportunidade de apresentação, exposição oral e de debater seus trabalhos. Os pesquisadores desse campo são conclamados a participarem, especialmente aqueles que desenvolvem estudos sobre corpo, mulheres, homens, gênero, sexualidade, homossexualidade, LGBT, saúde sexual e reprodutiva, assim como com temas correlatos da área da literatura, erotismo, educação, saúde, segurança publica, direitos (sexuais, reprodutivos e humanos), assim como estudos críticos da cultura, das linguagens, artes entre outros.

O s resumos dos trabalhos deverão ser enviados até 22 de marco, às 11h, para o e-mail institucional do núcleo (secdiadorim@hotmail.com), e também para o coordenador deste evento prof. Osvaldo Fernandez (ribas.lobos@gmail.com). Aos interessados em publicar os textos completos em nosso site, livros e revista deverão entregá-los até 15 de abril, de 15 a 20 páginas (modelo capes), os quais serão submetidos aos pareceres dos pares por um comitê editorial internacional da “Revista Sexualidades – cultura, política e arte”.

O custeio das passagens e diárias ficarão por conta do departamento de origem e/ou do próprio proponente. O NUGSEX-Diadorim espera reunir todos os pesquisadores da Uneb, professores e estudantes, dos diferentes campi da Universidade nesse importante momento de nossa institucionalidade no interior da Universidade do Estado da Bahia.

O NUGSEX- Diadorim é formado atualmente por três coordenadores e por um colegiado multicampi, os quais se reúnem frequentemente, a coordenação semanalmente e o colegiado do núcleo – órgão máximo – se reúne mensalmente, nas primeiras sexta-feira de cada mês, das 14 as 18 horas, no Museu da Ciência e Tecnologia (PROEX). Quando há feriado nessa data e/ou dias comemorativos, como o 8 de março neste mês, a reunião fica postergada para a semana seguinte. Todos interessados em participarem do Diadorim deverão comparecer nessa reunião colegiada, munido de um projeto de pesquisa, ensino e/ou extensão universitária para aprovação pelo colegiado deste Núcleo.