Núcleo de Documentação e Pesquisa da DIMUS disponibiliza acervo ao público

Sem categoria
3 de janeiro de 2013
por Genilson Coutinho


Pesquisadores, estudantes e profissionais da área de museologia interessados em saber mais sobre o setor museal, patrimônio, belas artes e outros temas ligados à cultura agora contam com mais uma fonte de pesquisa: o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC). O setor, que também elabora programas e projetos de documentação museológica, estimula a pesquisa e a produção de conhecimento no campo da Museologia ao oferecer aos usuários cerca de 700 títulos que compõem o acervo documental e bibliográfico da DIMUS.

São publicações sobre Museologia – que abordam acervos museológicos, conteúdos técnicos e legislação – e livros sobre Arte e História da Arte, História da Bahia, História do Brasil, Educação Patrimonial, Legislação Patrimonial, Cartas Patrimoniais, Conservação e Restauração de Bens Culturais, Iconografia, Estilos e Movimentos na Arte. O visitante também encontra catálogos de artistas baianos e de exposições, revistas e dicionários de Belas Artes, de Símbolos e de Iconografia.

Entre os títulos, se destacam Azulejaria Portuguesa no Brasil, da Fundação Calouste Gulbenkian, A História da Arquitetura, de Benjamim Carvalho, Arte Sacra – Berço da Arte Brasileira, de Eduardo Etzel, A Pintura Jesuítica em Salvador, de Valentim Caldeiron, Evolução Histórica e Cultural do Pelourinho – 1978, de Waldemar Mattos, e O Patrimônio Imaterial – Reflexões Sobre Registro, de Luis F. Rodhem. O acervo está disponível ao público no Palácio da Aclamação.. O horário de consulta ao acervo é de segunda à sexta, das 14h às 17h30. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6017.