Novo projeto da Proa Cervejaria leva assinatura do TRPC Arquitetos

Arte e Exposições
15 de janeiro de 2020
por Genilson Coutinho
(Foto: Manuel Sá)

O escritório TRPC Arquitetos, comandado por Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Vanessa Sampaio e Tiago Schultz, foi escolhido para assinar o projeto do primeiro Tap Bar da Proa Cervejaria em Salvador. A marca, consolidada no mercado baiano, trouxe para cidade o seu conceito de tap bar para consumo de cerveja artesanal de produção própria.

Em consonância com a postura da marca de buscar se inserir em locais sob intensa transformação urbana, foi escolhida a Pituba, uma das regiões mais boêmias de Salvador. TRPC Arquitetos transformou um imóvel de 140m², para adicionar tratamento acústico, adequar os forros e também para receber a cozinha e a câmara fria. Outra característica importante é a fachada que foi projetada para ser permeável e se relacionar diretamente com a rua, estabelecendo conexão e interação com o espaço urbano.

O projeto para o Tap Bar da Proa Cervejaria teve sua inspiração inicial nos rótulos das cervejas da marca, que são bastante coloridos, mas também no galpão da fábrica, com seus maquinários, tubulações e reservatórios metálicos. Então, foram incorporadas no projeto cores fortes, telas metálicas, tubulações aparentes e as paredes metálicas da câmara fria foram deixadas expostas. Para contrastar com a frieza e praticidade industrial e relembrar os festivais de cerveja alemães, foram acrescentadas superfícies cobertas de madeira, barris de cerveja antigos e gambiarras de luz.

(Foto: Manuel Sá)

Um mobiliário sob medida foi desenhado, com estrutura metálica e tampo de compensado naval impermeabilizado, para comportar consumidores sentados, ou em pé para um drink mais rápido. Na área do bar temos balcão de compensado naval com bancadas e calha de aço inoxidável, letreiro com caracteres removíveis, que facilitam e organizam a constante atualização de novos rótulos de cerveja.

A iluminação também teve papel importante no projeto, sendo regulada para criar diferentes percepções do espaço. Lâmpadas aparentes no teto, para um salão mais iluminado e cheio, lâmpadas baixas no salão para um clima mais intimista sem incomodar os olhos, letreiros neon que comunicam e repetem a marca, lâmpadas de filamento embutidas em barris reciclados e gambiarras de luz sobre um deck de madeira, para proporcionar uma área mais aconchegante.

No Proa Tap bar, os clientes podem optar por diversos rótulos, distribuídos entre as 15 torneiras fixas. Treze delas servem cervejas produzidas pela Proa, uma é destinada a cervejarias locais convidadas e outra sempre com um drink on tap. O menu fica a disposição em tablet fixo em cada mesa e os pedidos são realizados diretamente através do tablet e um cartão de comanda individual.

O espaço é dividido com a Così Pizzeria Napoletana, que garante a pizza para os cervejeiros como acompanhamento nas degustações de cervejas artesanais. A casa fica localizada na Rua das Hortênsias, 288, Pituba.